Fichamento do livro Fedro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO DO LIVRO FEDRO:
Fedro conta a Sócrates sobre o discurso de Lísias muito entusiasmado, perguntando a opinião do mesmo com relação ao discurso e sobre o assunto tratado, o amor. Até que eles vão para fora dos muros da cidade para discutirem sobre o assunto.

O discurso de Lísias sobre o amor – 231:
Sócrates pede para que Fedro diga-lhe sobre o discurso que o tanto o entusiasmou, eassim ele começa a falar sobre o amor:
“Os amantes ao saciarem a sua concupiscência arrependem-se das vantagens que ofereceram, ao passo que, para os que não amam, nunca chega o momento em que tiveram motivos para o arrependimento.”
Comentário: Lísias durante o seu discurso afirma que os apaixonados se utilizam da paixão como “desculpa” para realizarem devidos atos; que eles se arrependem pelofato de terem realizado algo no momento da paixão, que só fizeram aquilo por estarem apaixonados, para servirem a sua pessoa amada (ações momentâneas). Já os que não amam, não possuem o arrependimento porque não realizaram essas vantagens para alguém com a justificativa da paixão ou porque foram movidos pela necessidade, mas voluntariamente. Lísias também afirma que os apaixonados justificam seusdesleixos para com os negócios ou para com as pessoas devido ao fato de estarem apaixonados , alegando estão “doentes do espírito e que já não possuem bom senso”. Já os não apaixonados não alegam disso por esses males serem desconhecidos para eles, assim aproveitam cada momento com as pessoas para se mostrarem gentis.
232 – “(...) os apaixonados julgam que todos os invejam, assim como eles teminveja uns dos outros; são por isso orgulhosos e contam a todos que os seus esforços não foram vãos. Aqueles a quem a paixão não cega, preferem, porém, o bem da união amorosa à fama que a mesma pode ter perante esses homens.”
Comentário: Neste trecho Lísias utiliza como uma “justificativa” antecedendo da parte em que fala que os apaixonados não consentem que seus amados tenha amigos por medo de queos mesmos o superem de alguma forma. Já os que não são apaixonados não sentirão inveja dos que cercam seu amado, muito pelo contrário, desejarão que seu amado possua amigos. Assim neste discurso Lísias faz uma crítica ao amor ao favorecer aos que não são apaixonados diante dos que são apaixonados. Mostrando o amor como algo mais digno de piedade do que de inveja, como ele mesmo cita.
A crítica deSócrates – 235:
‘‘ Para mim , é evidente que ele procedeu como um jovem pedante, querendo mostrar que era capaz de exprimir a mesma coisa de diversos modo e usando sempre os melhores termos retóricos.’’
Comentário: Depois que terminar de ler o discurso de Lísias, Fedro pergunta a opinião de Sócrates, o mesmo responde com ironia. Depois diz que Lísias parece ter repetido durante o discurso amesma coisa várias vezes; mas Fedro defende, dizendo que o discurso não foi repetitivo, que só não omitiu nada sobre o assunto abordado. Fedro durante sua fala afirma: “Ninguém é capaz de falar mais ou melhor sobre tal assunto.” Com isso Sócrates discorda do amigo, e Fedro o desafia a fazer um discurso melhor , Sócrates resiste, até que cede ao amigo.
O primeiro discurso de Sócrates:
“A maioriados homens não nota, entretanto, que ignora a essência das coisas. Isso porém não os impede de acreditar erroneamente que a conhecem, segue-se que aí no começo de uma pesquisa não definem suas opiniões.”
Comentário: Neste trecho Sócrates quer dizer com relação de que as pessoas discutem sobre o assunto, mas não entram em um consenso se o que estão falando é em comum, se a definição que cada um usapara defender seu argumento é universal, em comum para todos aqueles que a discutem; então ele propõe que se defina o que é o amor, para assim se poder observar seus males e seus benefícios.
‘‘ Como se trata de saber se é melhor ter amizade com alguém que ama do que com alguém que não ama ,começaremos assim estabelecendo uma definição do amor, da sua natureza e dos efeitos, definição que...
tracking img