fichamento do livro ecodinamica de Tricart

1688 palavras 7 páginas
TRICART, Jean. Ecodinâmica. Rio de janeiro. IBGE, Diretoria Técnica, SUPREN, 1977.

Objetivo de estudo do autor:
-Classificar os tipos de meios ambientes com base no seu grau de estabilidade-instabilidade morfodinamica.
Objetivos:
- Analisar a interação dos ecossistemas.
- identificar problemas ambientais nos ecossistemas.
- classificar ecodinamicamente os meios ambientes.
- avaliar de forma integrada características regionais dos meio ambientes.
-estudar e cartografar os meio ambientes sob um ponto de vista ecológico.
Problemas:
-Falta de conhecimento na essência dos agentes atuantes nos problemas ambientais dos ecossistemas, para alcançar um domínio íntimo dos fatos e fenômenos, das causas e agentes atuantes e de sua participação relativa nos processos reconhecidos, utilizando-se de um velho principio em que “ dominando as causas, podem ser controlados os efeitos”, criando-se a possibilidade de intervenção previa na defesa dos padrões cuja manutenção deva ser preservada.
Metodologia:
-Estudar a dinâmica dos ecótopos, através de uma cooperação entre os especialistas em biocenoses e ecótopos, dentre os quais os geógrafos físicos, a partir dessa cooperação dar melhores respostas as perguntas dos governos conscientes das inquietações da opinião pública.
Justificativa:
Os recursos ecológicos são indispensáveis a vida animal do homem, podendo o mesmo viver sem petróleo, mas não sem água ou ar. E esses recursos estão sendo destruídos em função apenas de interesses econômicos, tornando a vida humana quase impossível e o resultado disso é a opinião publica que se tornou inquieta, reagindo e levantando problemas de “qualidade de vida”, de poluição e defesa do meio ambiente.
1 O conceito ecológico
- “A ecologia tem por objetivo o estudo dos vários seres vivos em suas relações mutuas e com o meio ambiente”; p.17.
-“ O homem participa dos ecossistemas em que vive. Ele os modifica, e por usa vez, os ecossistemas reagem determinando algumas adaptações

Relacionados