fichamento do livro de Stuat hall

1009 palavras 5 páginas
1 A identidade em questão

Para Stuart Hall, a questão da identidade está sendo discutida na teoria social. Este argumento segundo ele é o seguinte: as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, estão em declino, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno, até então visto como um sujeito unificado. Essa chamada a “crise de identidade” é vista como parte de um processo mais amplo de mudança, que está deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referência que davam aos indivíduos uma ancoragem estável no mundo social.
No entanto, a globalização tem contribuído para o surgimento de novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno, essas mudanças estão relacionadas ao sentimento de pertencimento.
Porém, essas identidades estão passando por um processo de descentralização ou fragmentação.
Para aqueles que acreditam, as identidades modernas estão entrando em colapso. O objetivo era analisar as conseqüências dessa fragmentação.
Duplo deslocamento ocasiona a crise da identidade: deslocamento do indivíduo no mundo social em que vive e deslocamento de si mesmo.
Existiam três concepções de identidade:
a) sujeito do Iluminismo
b) sujeito sociológico
c) sujeito pós-moderno.
Iluminista: concepção individualista do sujeito; indivíduo centrado, dotado de razão, consciente de sua ação; é o centro do “eu”.
Sociológico: o centro do “eu” passou a ser formado na relação com outras pessoas.
A identidade é formada através da interação entre o eu e a sociedade.
O eu projeta a si mesmo na identidade cultural, ao mesmo tempo em que a internaliza. O sujeito fica preso a estrutura.
Pós moderno: não tem uma identidade fixa. Varia de acordo com as formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam. O sujeito assume identidades de acordo com a ocasião e o momento. Não há um “eu” coerente, nossa identidade é contraditória.

Relacionados