Fichamento do livro de maria lúcia borges gattás

4134 palavras 17 páginas
1 - INTRODUÇÃO:
A interdisciplinaridade exige estruturas flexíveis, mas também implica novos conteúdos articulados em função dos verdadeiros problemas. Enfim, postula métodos fundados menos sobre a distribuição dos conhecimentos que sobre certas aptidões e sobre o desenvolvimento de faculdades psicológicas distintas da maioria e do simples raciocínio discursivo.
O processo interdisciplinar foi organizado com base no programa de promoção a saúde – pró-saúde, o processo nessa situação rompeu com a tradicional prática de ensino isolada, permitindo ao aluno vivencias e conhecimento das especificidades de outros cursos, das sinergias entre eles vivenciando e conhecendo na prática as interfaces e a complementaridade do conhecimento.
O sistema educacional universitário tem seus projetos pedagógicos fragmentados, inspirados no modelo de divisão do saber representado pela disciplina: a estrutura organizacional é crivada por departamentos isolados que não se comunicam uns com os outros, mesmo acontecendo com os professores, que não compartilham experiências e vivencias .
No Brasil, como em vários paises do mundo essa questão tem sido questionada. Estamos num período de rápido desenvolvimento cientifico e tecnológico com implicações sobre a formação de profissionais para absorver as demandas que se apresentam.
Os problemas atuais são cada vez mais complexos, como o crescimento demográfico, o empobrecimento de toda ordem, a exclusão social, o envelhecimento populacional, a juventude urbana. Esses problemas, além de gerarem impotência, insegurança e incertezas, tem reflexos no ensino e na formação de recursos humanos, exigindo profissionais com um perfil diferenciado: critico- reflexivo, dinâmico, com competência e habilidades para atuar em diferentes situações que tenham traquejo no trabalho em equipe.
A educação é um via que conduz e contribui para o desenvolvimento humano mais harmonioso e mais autentico, de forma a fazer recuar a pobreza, a exclusão social, as

Relacionados

  • Enfermagem 2012
    230816 palavras | 924 páginas