FICHAMENTO DO LIVRO CV_PCC: A IRMANDADE DO CRIME

3034 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ – UNIOESTE
CAMPUS FOZ DO IGUAÇU, PARANÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
DISCIPLINA DIREITO PENAL II
PROFESSOR: JORGE DA SILVA GIULIAN

TEOVALDO GOMES DE SOUSA

TRABALHO DE DIREITO PENAL II: FICHAMENTO DO LIVRO CV_PCC: A IRMANDADE DO CRIME

FOZ DO IGUAÇU/PR
2013
Fichamento do Livro CV_PCC, A Irmandade do Crime:

1. A primeira parte tem-se o capítulo intitulado “Paraíso”. O livro foi escrito pelo jornalista Carlos Amorim em uma análise à Segurança Pública do Brasil. Aborda originariamente uma sociedade criminalizada, por seguinte faz uma análise da facção criminosa chamada Comando Vermelho. O exame da outra organização criminosa PCC inspirada no Comando Vermelho é superficial durante o livro.

2. O primeiro capítulo descreve a atual situação da Segurança Pública no Brasil fazendo uma comparação com a existente na década de 1980, ano em que o Comando Vermelho começou com seu estrelato criminalizante. O autor afirma que a atual taxa de homicídios em um ano no Brasil supera a quantidade de mortos em guerras como a do Iraque, afirmando ainda, que há uma sofisticação nos crimes realizados na atualidade.

3. Os criminosos se profissionalizaram, se assim pode-se dizer, nos crimes. O autor afirma que para que isso acontecesse houve uma criação imensa de leis arcaicas e uma polícia imprópria para atuar diante de tanto requinte. Essas duas marcas proporcionam tal profissionalização. O autor relembra a todos, o que os jornais nunca esquecem, de quanto a polícia no Brasil é mal remunerada atualmente, oportunizando a corrupção, dando ensejo aos que praticam crimes. Ainda há a menção quanto aos equipamentos utilizados e o treinamento proporcionado aos policiais, além de outro problema gravíssimo, a atual legislação penal de 1940 que se torna inoperante muitas vezes perante os criminosos. Para o autor, tudo isto é que alimenta ainda mais

Relacionados