Fichamento do livro: cultura um conceito antropologico

Fichamento do livro:
“Cultura, um conceito antropológico”.

“Este volume trata da discussão de um dilema: a conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espéciehumana. Um dilema que permanece como o tema central de numerosas polêmicas (...) ‘A natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantêm separados”. (p. 10)
“Se oferecêssemos aoshomens a escolha de todos os costumes do mundo, aqueles que lhes parecessem melhor, eles examinariam a totalidade e acabariam preferindo seus próprios costumes, tão convencidos estão de que estes sãomelhores do que todos os outros”.(p. 11)
“Desde a antiguidade, foram comuns as tentativas de explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das variações dos ambientesfísicos”. (p. 13)
“Contudo, explicações deste gênero não foram suficientes para resolver o dilema proposto”. (p. 14)
“Qualquer um dos leitores que quiser constatar, uma vez mais, a existênciadessas diferenças não necessita retornar ao passado (...) Basta comparar os costumes de nossos contemporâneos que vivem no chamado mundo civilizado”. (p. 14 e 15)
“As diferenças de comportamentoentre os homens não podem ser explicadas através das diversidades somatológicas ou mesológicas. Tanto o determinismo geográfico como o determinismo biológico (...) foram incapazes de resolver odilema proposto no início deste trabalho”. (p. 16)
“São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a ‘raças’ ou a outros grupos humanos”. (p.17)
“Osantropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais”. (p.17)
“A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através dodimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente”. (p.19)
“Um menino e uma menina agem...
tracking img