Fichamento do livro autismo: informações essenciais para familiares educadores e profissionais da sude

998 palavras 4 páginas
SURIAN, Luca. Autismo: Informações Essências para Familiares, Educadores e Profissionais da Saúde – São Paulo: Paulinas, 2010.

Resumo:
O livro fala especificamente do autismo, o autor Luca Surian mostra as características do autismo, sendo que é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do individuo autista. Portanto, o autor apresenta técnicas e métodos que favorecem para o desenvolvimento da criança e sua adaptação social. Apresentando programas de intervenções que possam um bom desempenho da criança. Capitulo 1.
Parecer:
Neste capitulo, o autor apresenta as características do autismo, e sua capacidade de relacionamento com o outro, que é aparte mais afetado em crianças autistas.
Citações.
“As pessoas com autismo, mesmo na fazer de crescimento, podem ser examinadas por testes objetivos que avaliam suas competências e habilidades intelectuais.” (P.09)

“Em geral, aparece claramente na ausência de amizade e no isolamento social que a criança procura ativamente, ou no qual a criança é deixada depois de suas tentativas ineficazes de integração no grupo dos coetâneos.” (P.12)

“A dificuldade de imitação na maioria das crianças autista esta bem documentada. Todavia, também esta bem documentada a falta de jogos de fantasia.” (P.14)

“A criança autista apresenta uma aderência inflexível a rotinas ou rituais, reagindo com intensa ansiedade a mudança imprevista no ambiente, na disposição de moveis numa sala, no e na local ordem que se desenvolvem as atividades, nos percursos seguidos para se chegar a determinado local etc.”(P.18)
“O Diagnostico do autismo deve ser formulado por um medico especialista (um psicólogo, um psiquiatra ou uma neuropsiquiatria infantil).”(P.25)

Capitulo 2.
Parecer:
Neste capitulo, o autor apresenta as causa do autismo, apresenta técnicas que facilitam no tratamento, é também estudado as estruturas cerebrais em pacientes autistas.

Citações:
“Um método para registrar eventuais anomalias nas estruturas

Relacionados