Fichamento do livro:"Aprendendo História:reflexão e ensino " de Marieta de Morais e Renato Franco

4312 palavras 18 páginas
FichamentoAutores: Marieta de Moraes Ferreira e Renato Franco
Título: ”Aprendendo História: reflexão e ensino”
(pag12)”...História é o nome dado a uma disciplina que analisa o que já aconteceu, a partir de um conhecimento especifico e de regras próprias.”
(pag12)”A palavra historia também designa matéria prima de analise dos historiadores(...) a História feita pelos historiadores não é a historia “total” da humanidade, porque esta história é irrecuperável na sua totalidade. Os historiadores, a partir dos vestígios do passado, recuperam os aspectos da história da humanidade...”
(pag12)” A história ainda pode ter um terceiro sentido , o da narrativa. Narrar um acontecimento, verdadeiro ou falso, é contar uma história...”
(pag16)”(...) o mito exercia uma função primordial de explicação, fosse da origem ou da história do povo(...).O mito é uma narração ,portanto, uma estória contada a partir de acontecimentos comprovados ou não.(...)o mito pode misturar realidade e ficção e apresentar , muitas vezes, a ausência de temporalidade na narrativa...”
(pag16)”...A história é escrita a partir de fatos. Foi o grego Heródoto (...) o primeiro a estabelecer um problema para além das crônicas e relatos épicos na escrita da História.”
(pag17)”...Tucídides foi um general ateniense que serviu na guerra, e, portanto, contemporâneo aos acontecimentos que registrou(...) marcas do pensamento de Tucídides, que acreditava não ser possível escrever uma História do passado remoto. Dessa forma , restringiu o campo da História ao passado recente.”
(pag17)”...A História era um repositório de exemplos que deveriam ser preservados, e o trabalho do historiador era expô-los atestados, sempre que possível, por testemunhos diretos...”
(pag17)”...Koselleck(...)o papel da história(...), sempre conservando o papel de uma escola na qual se podia aprender a ser sábio e prudente sem incorrer em grandes erros. Assim, a função do historiador era tornar perenes os exemplos que poderiam se perder

Relacionados

  • Projeto Pedagogico
    90379 palavras | 362 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas