Fichamento do livro acredito em ti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MULLER, N,M. Acredito em ti: técnicas para desenvolver a auto-estima dos alunos. Petrópolis: Vozes, 2006.


O título deste livro [...] baseia em um convencimento de que, para favorecer a construção de uma auto-estima positiva nas crianças, é necessário passar-lhes uma mensagem muito forte: que se confia nelas. (pag 7)

Quando a sociedade e os adultos tiverem falhado em relação a uma criança,quando ela não teve uma família nutritiva, quando ela foi abandonada e/ou lhe falta o escudo protetor de uma família estável, é nesse momento que o ambiente escolar é mais significativo, a fim de que a criança encontre um lugar onde possa sentir-se importante, querida e valiosa para outros. (pág 12)

A auto-estima, entendida como “a soma de juízos que uma pessoa tem de si mesma, quer dizer,aquilo que a pessoa diz a si mesma sobre si mesma”. [...] está profundamente vinculada ao sentir-se querido (a) e importante para outros e para si mesmo. (pág 15).

As bases da auto-estima estão na educação recebida estão na educação recebida na infância. (pág 15)

O conceito de si mesmo está na base da auto-estima, uma vez que nenhuma definição pessoal é neutra, mas implica um autovalorizar-se,seja positivo ou negativo.(pag17)

O conceito de si mesmo é muito influenciado pelas experiências significativas que tenha o sujeito. (pag17)

A figura do professor e sua maneira de se relacionar com os alunos são decisivas para a auto-estima. A auto-estima das crianças influi significamente, em sua conduta e em sua relação com os professores. (pág 18)

A auto-estima é importante, uma vezque, se as pessoas não amam a si mesmas, dificilmente poderão ser felizes e fazer os outros felizes. (pág 19)

A auto-estima inclui o sentimento do próprio valor, de ser querido e apreciado por si mesmo e pelos outros. Por isso, o primeiro passo para trabalhar a auto-estima é se conhecer e apreciar. (pág 19)

No ambiente educativo, as sanções devem ser usadas com muita cautela, uma vez que têmum grande potencial de dano na auto-estima das crianças e afetam a relação professor-aluno. Os castigos produzem em geral, intensas reações emocionais de frustração e de agressão, assim como uma deterioração na relação com a pessoa que castiga. (pag20)

A auto-estima requer ser alimentada regularmente durante toda a vida, mas especialmente na infância, quando está sendo formado o conceito de simesmo. (pag21)

Segundo Machargo (1996), o autoconceito faz referencia aos aspectos cognitivos do mesmo modo que a auto-estima se relaciona com os aspectos afetivos e avaliativos. (pag23)

Conforme a opinião de Machargo e colaboradores (1196), o autoconceito e a auto-estima são conseqüências das seguintes características e habilidades pessoais: sentido da própria identidade, segurança,pertença, linguagem interior, autocontrole, atribuição causal e competência na solução de problemas. (pag24)

González (1999) defende que o autoconceito é uma estrutura cognitiva constituída pelo modo como o sujeito vê a si mesmo, tanto no que se refere as suas características físicas como a sua identidade social e aos atributos pessoais; como gostaria de ver a si mesmo, que é a imagem idealizada e aimagem moral; e como se mostra aos outros, que se refere a tendência de apresentar distintas imagens de si mesmo em diferentes contextos. (pag25)

A auto-estima se constrói na interação com as pessoas que nos rodeiam. Se o ambiente é estimulante, ajuda a conhecer-se e favorece a aceitação. Se o positivo é destacado mais, será desenvolvido um sentimento que permitirá enfrentar a vida com segurançae confiança. (pag26)

O autoconceito, [...] é um conceito, uma percepção, que as pessoas têm sobre diversos aspectos de si mesmas. Em contrapartida, a auto-estima se entende como a valorização positiva ou negativa que o sujeito faz de si mesmo, incluindo as emoções associadas a ela e as atitudes com que valoriza a si mesmo. Portanto, autoconceito seria o referencial cognitivo e auto-estima o...
tracking img