Fichamento Do Livr1

1690 palavras 7 páginas
Fichamento do Livro : O Príncipe – Maquiavel

Maquiavel inicia sua obra discursando sobre as espécies de principados e de que modo estas se adquirem. Todas as formas de governo encontradas pelo autor são ou república ou principados. Neste livro, Maquiavel trata apenas do segundo tipo.
Os principados podem ser hereditários, ou seja, quando os antecessores do príncipe já possuíam sangue nobre há muito, e esse "príncipe natural" já é benquisto e amado pelos súditos.
Também os principados podem ser novos. Esses principados novos ou são totalmente novos ou são conquistas de outros Estados liderados por príncipes hereditários, estes são chamados principados mistos.
Segundo Maquiavel, é exatamente nos principados mistos que surgem as dificuldades, já que nos hereditários o príncipe apenas perderá seu Estado se apresentar muitos defeitos graves para seu povo.
O novo príncipe, primeiramente, deve fazer com que se tornem inimigos todos aqueles foram incomodados e ofendidos com sua conquista do território. Também necessitará de apoio dos habitantes da região para penetrar uma província. Se ele conseguir reconquistar regiões rebeladas, estas lhe serão mais dificilmente perdidas.
As províncias conquistadas por povos de iguais costumes e língua são mais facilmente mantidas, apenas não devem ser alterados estes costumes, suas leis e seus impostos. Já para os novos "governantes" das províncias de diferentes costumes e língua, será mais difícil mantê-las. O príncipe deverá, primeiramente, habitar a província, dominar as desordens rapidamente e instalar colônias em um ou dois pontos do território. O autor sugere a instalação das colônias pelo seu baixo custo, pela fidelidade e onerosidade.
O príncipe também deve ser os defensor dos menos fortes, para que assim também aconteça o enfraquecimento dos poderosos. Deve-se ter cuidado para que nenhum forasteiro e estrangeiro de poder penetre na província. Recomenda também o autor que nunca se deve deixar que uma crise prossiga com

Relacionados