Fichamento do capítulo “A América Redescobre W. Edwards Deming”

2064 palavras 9 páginas
Fichamento do capítulo “A América Redescobre W. Edwards Deming” do livro O homem que descobriu a qualidade: como W. Edwards Deming trouxe a revolução da qualidade para a América: as histórias da Ford, da Xerox e da GM, de Andrea Gabor.

GABOR, Andrea. A América Redescobre W. Edwards Deming. In: O homem que descobriu a qualidade: como W. Edwards Deming trouxe a revolução da qualidade para a América: as histórias da Ford, da Xerox e da GM. Qualitymark, Freitas Bastos, 1994.

“O nome e a reputação de W. Edwards Deming chegaram primeiro a alguns poucos executivos fabricantes de automóveis de Detroit em 1978, quando eles começaram a enviar missões de pesquisa ao Japão para descobrir porque os fabricantes de automóveis japoneses estavam vencendo-os em termos de Qualidade e projeto de carros” (p. 1).

“Na metade oposta do mundo, o nome de Deming tinha-se tornado quase sinônimo da Qualidade japonesa. Nos Estados Unidos, entretanto, ele era virtualmente desconhecido nos meios e nas reuniões de executivos” (p. 1).

“A Ford mudou isto e foi uma das primeiras grandes empresas dos Estados Unidos a ‘descobrir’ a competência de Deming no gerenciamento da Qualidade. A associação entre o segundo maior fabricante de automóveis de Detroit e o esquecido pioneiro americano da Qualidade iria mudar a história de ambos” (p. 2).

“Deming caiu sobre Detroit como um furacão que tinha passado 81 anos ganhando forças. Ele rompeu o véu das crenças que prevaleciam sobre as razões dos problemas de competitividade dos Estados Unidos, e que tinham sido adotadas por um longo tempo para explicar as vantagens da manufatura no Japão” (p. 2).

“No dia em que 30 executivos da Ford se juntaram, numa fria tarde de fevereiro de 1981, para sua primeira reunião com Deming, eles ainda estavam convencidos de que seus problemas estavam lá, em algum lugar entre o contracheque do John Doe e as ferramentas da Cincinnati Milacron” (p. 2).

“Deming, eles sabiam, tinha construído o seu nome 40 anos

Relacionados