Fichamento do capitulo 2 ler para aprender deolga molina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LENDO E APRENDENDO

1. A proposta descrita a seguir foi concebida como um instrumento auxiliar na busca de uma escola mais igualitária, da qual os alunos, embora diferentes no momento do ingresso, teriam chances reais de saírem mais iguais, [...] (p.25).
2. Esta seria, portanto, a meta mais ampla do trabalho: contribuir para a existência de uma escola pública mais justa, ampliando a capacidadede leitura do aluno, [...] (p.25).
3. [...] aumentada sua eficácia no trato com textos escritos, tornar-se-ia ele mais competente enquanto leitor, [...] (p.25).
4. [...] a esse objetivo, outros seriam, também, buscados, ainda que de forma implícita: a) melhorar a condição de leitor do próprio professor na medida da necessidade; b) retornar o livro didático à sua verdadeira condição deinstrumento auxiliar do ensino, um texto a mais, ao lado de outros; c) mudar a relação professor-aluno, que deixaria de ser unilateral para se tornar uma ação compartilhada na busca do conhecimento, ainda que sem eliminar o papel diretivo que cabe ao mestre. (p.25).
5. [...] a técnica conhecida como SQ3R (Morgan e Deese, 1969) e as regras de leitura propostas por curar respostas para problemas que, se nãosão exclusivamente brasileiros, nem por isso afligem menos nossas escolas: o despreparo do professor, a baixa qualidade dos livros didáticos e o autoritarismo contido na relação professor- aluno (p.26).
6. A técnica SQ3R (Morgan e Deese, 1969) consiste em cinco etapas: [...]” (p.26).
7. Para tornar mais gradual o ato de estudar um texto escrito, as cinco etapas da técnica SQ3R foram desdobradasem sete, [...] (P.26).
8. Cada um dos sete passos (ou etapas) tem objetivos próprios, todos contribuindo para as metas mais amplas da proposta. (P.26).
9. Ao professor talvez pareça que a tarefa de desenvolver as habilidades de estudo dos seus alunos seja, por consequência, quase impossível, pelo menos quando lida com alunos mais novos, [...] (P.26).
10. O que fazer, então: deixar paratrabalhar as últimas etapas apenas com alunos mais velhos? [...] (p.27).
11. [...] este plano, embora dividido em etapas, obedece a uma concepção de educação que não é fragmentada. O que se deve fazer é oferecer ao aluno oportunidades de trabalho compatíveis com seus interesses e possibilidades, [...] (p.27).
12. O professor interessado sempre encontrará meios para estimular seus alunos. (p.27).
13.Considerando a pequena familiaridade dos nossos professores com literatura especializada, parece razoável supor que, sem um bom trabalho de orientação pessoal, dificilmente os hábitos sedimentados seriam modificados. (p.27).
14. Com o intuito de orientar a atuação dos professores interessados em desenvolver as habilidades de estudo de seus alunos, daremos a seguir uma descrição da proposta, emcada uma das etapas. (p.27).
15. Em resumo, o plano de trabalho é dividido em etapas, [...] (p.28).
16. Esses passos ou etapas não devem, porém, ser encarados como independentes entre sim ou mesmo intercambiáveis. (p.28).
17. [...] as etapas são entrelaçadas por uma concepção de educação cujo ideal é levar o aluno ao exercício independente do pensamento crítico e, para alcançar esse objetivo,todos são igualmente importantes. (p.28).
18. Compete à escola colaborar para que o aluno se sinta à vontade diante de livros, saiba onde procurar os textos de que necessita e, depois de encontrá-los, possa efetivamente avaliá-los do ponto de vista de sua necessidade imediata para a condução de seu projeto de leitura. (p.28).
19. O ato de estudar, ainda que devidamente dominado, pressupõe sempreum envolvimento por parte do estudante, que se sairá tanto melhor na sua tarefa quanto melhor se prepare para ela, [...] (p.29).
20. A predisposição inclui, naturalmente, a organização de um horário para os estudos e o isolamento de um espaço físico adequado. (p.29).
21. Quando o aluno sabe estudar e quer aprender, naturalmente aproveitará muito melhor o tempo disponível, o que lhe...
tracking img