Fichamento do Cap. 3 - Bê-a-bá da acústica arquitetônica

1341 palavras 6 páginas
Fichamento de citação.
Aluno: Arlly Tshepfanne Teixeira Santos.
SOUSA, LÉA CRISTINA LUCAS; ALMEIDA, MANUELA GUEDES; BRAGANÇA, LUIS. Bê-a-bá: Acústica arquitetônica. Bauru; EDUFSCAR , 2003

Capitulo 03: Isolando o ambiente interno
Ruídos e meios de propagação
“Os ruídos existentes em um ambiente interno podem ser decorrentes de atividades externas ou de atividades internas à edificação.”(p.80)
“o ruído de fundo é algumas vezes considerado apenas como aquele gerado dentro do proprio ambiente, enquanto os demais ruídos são considerados ruídos intrusos.”(p.80)
“somente quando o ambiente requer condiçoes especiais de baixas intensidade sonora, como no caso de estúdios e câmaras acústicas, é que o ruído de fundo deve ser eliminado”(p.80)
“A forma de tratamento para redução de ruídos varia com o tipo de ruído considerado.(...) dois termos relacionados à redução de ruídos: o isolamento e a isolação. O isolamento refere-se ao tratamento para ruídos aéreos, enquanto a isolação é empregada para ruídos de impacto ou vibração.”(p.81)
“As funções “isolar” e “absorver” podem ser complementares, mas requerem dos materiais, diferentes caracteristicas. Nem sempre um bom material isolante é um bom absorvente, ou vice-versa ”(p.81)
“todo material apresenta capacidade própria de reduzir a intensidade sonora, quando aplicado entre a fonte e o receptor. Essa capacidade de isolar varia com a frequencia dos sons.(...) Essa capaidade, expressa dem decibéis, é chamada índice de atenuação.”(p.82)
“Normalmente, quanto mais poroso o material (lã mineral, espuma, tapete etc) maior a sua absorção”(p.83)
“Enquanto um material isolante aplicado sobre uma parede promove a redução do nível sonoro transmitido para outro ambiente, um material absorvente regula a quanidade de absorção do som dentro do próprio ambiente.”(p.83)
Reduzindo ruídos aéreos

“Quando uma parede, janela, teto ou piso são submetidos a uma variação d pressão sonora, eles são froçados a vibrar. Essa vibrasão é controlada

Relacionados

  • Diálogos Possíveis
    81426 palavras | 326 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas
  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas