FICHAMENTO DO BLUMMER

393 palavras 2 páginas
Fichamento: A Natureza do interacionismo simbólico.
BLUMER, Herbert. A natureza do interacionismo simbólico. In: MORTENSEN. C.D. Teoria da comunicação: Texto básicos. São Paulo: Mosaico,1980. P.119-138.

O interacioismo e baseado em 3 fatos como e citado no texto. ‘’ A primeira estabelece que os seres humanos agem em relação ao mundo fundamentando-se nos significados que este lhes oferece.’’ (p.119). Esse primeiro fato abrangem tudo que o homem pode observar ao seu redor. ‘’ A segunda premissa consiste no fato de os significados de tais elementos serem provenientes da ou provocados pela interação social que se mantem com as demais pessoas’’ (p.119)
‘’ A terceira premissa reza que tais significados são manipulados por um processo interpretativo (e por este modificados) utilizado pela pessoa a relacionar com os elementos com que entra em contato.’’ (p.119). ‘’ (...) Considera que o significado é produzido a partir do processor de interação humana. Para um indivíduo, o significado de um elemento nasce de maneira como outras pessoas agem em relação a si no tocante ao elemento. (...)’’ (p.121). ‘’ O interacionismo simbólico fundamenta-se em uma serie de conceitos básicos, ou ‘’ imagens-raiz ‘’, como preferimos denominá-los. Tais imagens-raiz referem-se á e descrevem a natureza dos seguintes problemas: grupos ou sociedades humanas, interação social, o homem como agente, atividade humana e conjugação das linhas de ação.’’ (p.123) ‘’ A importância desse definição simples e intrinsecamente redundante consiste, fundamentalmente, no fato de os grupos ou sociedades humanas existirem em ação e deverem a ser considerados relativamente à ação.’’ (p.123) O interacionismo simbólico defende que o universo e mais acessíveis aos seres humanos e os seus grupos é composto de objetos é são produtos de interação simbólicas, onde se pode classificar os objetos em três categorias: ‘’ (...) (a) objetos físicos, como cadeiras, arvores ou bicicletas; (b) objetos sociais,

Relacionados

  • Projeto de pesquisa midia sensacionalista
    2604 palavras | 11 páginas

Outros Trabalhos Populares