Fichamento do artigo - transgênicos: tomate flavr savr

1276 palavras 6 páginas
Universidade Federal do Tocantins
Campus Universitário de Gurupi
Disciplina: Oficina de Produção Acadêmica
Profª Msc. Lina Maria Gonçalves

FICHAMENTO DE ARTIGO

BINSFELD Pedro C. Análise Diagnóstica de Um Produto Transgênico: O Caso do Tomate Flavr Savr. Disponível em http://www.fiel.edu.br/painel/uploads/27_11_2008__09_16_55analise_diagnostica_de_um_produto_transg

enico.pdf

“A biotecnologia rejuvenesceu com a revolução da engenharia genética. Durante a última década do século XX, inúmeros produtos biotecnológicos deixaram de ser uma promessa para se tornar uma realidade do nosso cotidiano. Entre esses, incluem-se inúmeros produtos usados na medicina, no processamento industrial, na produção de alimentos e na agricultura.” (BINSFELD; 2008; p.1)

“O melhoramento de plantas agrícolas é obtido por meio do acúmulo de genes que conferem maior produtividade e qualidade aos produtos agrícolas, assim como conferem maior tolerância a fatores de estresses bióticos e abióticos. Para alcançar esse objetivo, os melhoristas lançam mão de complexos sistemas de cruzamentos e retrocruzamentos quando os genes de interesse localizam-se na mesma espécie.” (BINSFELD; 2008; p.1)

Segundo Malik; Sachse (1999; 1998, p.2, apud, BINSFELD; 2008; p.2) “Plantas transgênicas caracterizam-se por possuir um ou mais genes provenientes de um pool gênico mais distante. Pelo uso dessa tecnologia espera-se produzir novos produtos ecologicamente sustentáveis, mais produtivos, com superior qualidade e que sejam capazes de colaborar na solução da falta nutricional dos mais de 1,5 bilhão de pessoas no mundo, que sofrem de subnutrição bem como, reduzir substancialmente a agressão ao meio ambiente.”

“Por meio da engenharia genética de plantas, pode-se alterar importantes rotas metabólicas e, com isso, promover a alteração no tipo e composição de amido, óleos, proteínas, vitaminas, etc. Com essas modificações objetiva-se: 1) elevar o valor nutricional dos alimentos, 2) melhorar o

Relacionados