Fichamento do artigo: françoise dolto, uma médica da educação

1956 palavras 8 páginas
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)

Fichamento do artigo de KUPFER, Maria Cristina Machado:
Françoise Dolto, uma médica de Educação

Belo Horizonte
2012

Fichamento do artigo:
FRANÇOISE DOLTO, UMA MÉDICA DE EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado ao curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica do UNIBH, à disciplina Contribuições da Psicanálise para a Aprendizagem.

Orientadora: Professora Ana Paula Carvalho

Belo Horizonte
2012

KUPFER, Maria Cristina Machado. Françoise Dolto, uma médica de educação.

Este artigo apresenta as ideias sobre educação familiar e sobre a escolarização de crianças, desenvolvidas por Françoise Dolto, psicanalista francesa, a partir de sua prática como pediatra e depois como psicanalista de crianças. São elencadas as origens dessas ideias em conexão com a biografia da autora. Apresenta-se ainda a influência exercida por Dolto a partir de 1976, na França, bem como a criação das Casas Verdes, instituições educativas que também conheceram grande repercussão e difusão. Avalia-se, finalmente, o trabalho desenvolvido por Dolto no campo da psicanálise de bebês e suas consequências para a educação de crianças.

Françoise Dolto foi uma psicanalista francesa que, ao iniciar seus estudos de Medicina, em 1932, já pensava em dedicar-se à Pediatria. Mas foi depois de fazer uma análise pessoal com o psicanalista francês René Laforgue, que Dolto iniciou sua carreira como psicanalista, especialmente como psicanalista de crianças. A partir desse trabalho é que desenvolveu um pensamento original sobre a educação de crianças, para uso de pais e de educadores, inspirando-se nos conhecimentos que a psicanálise e sua prática puseram à sua disposição. Dolto fez um grande sucesso, quando entre os anos de 1976 e 1978,

Relacionados

  • maria
    61714 palavras | 247 páginas
  • A espada de salomão
    103126 palavras | 413 páginas