Fichamento do artigo: formação de lagos artificiais e influências em microclimas: revisão bibliográfica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GALVANI, Emerson; SOUZA, Marcos Barros de. Formação de lagos artificiais e influências em microclimas: revisão bibliográfica. FFLCH – Universidade de São Paulo, São Paulo, p.1-10, 2010. Disponível em: .
“Grimm (1988) desenvolveu uma série de testes estatísticos em um conjunto de elementos climáticos junto a hidrelétrica de Itaipu analisando dois períodos distintos (anterior e posterior aformação da hidrelétrica) para verificar se houve mudança nos elementos climáticos em função da formação da lâmina d'água. Os resultados mostraram um aumento da temperatura mínima e diminuição da temperatura máxima no mês de agosto. A insolação não sofreu mudanças significativas. Contudo ocorreu o aumento da evaporação, mas não foram observadas alterações significativas com relação à precipitação total emáxima mensal.” (p.02)
“Dias et al. (1999) descrevem um estudo dos impactos atmosféricos do lago de Itaipu,[...] com medição de albedos,rugosidades, fluxos superficiais e umidade do solo e simulações de cenários de uso do solo.” (p.02)
“Segundo Dias et al. (1999) o tema “impactos climáticos de reservatórios” é inerentemente difícil de ser analisados, por um conjunto de razões: a dificuldade dese encontrar registros de dados “antes” e “depois”, da construção de represas, a simultaneidade de outros fatos ambientais tais como o desmatamento, que podem também produzir efeitos climáticos, a variabilidade climática de período mais longo como aquela relacionada ao fenômeno El Niño. Soma-se a isso uma relativa escassez de metodologias objetivas para analisar o assunto.“ (p. 02)
“Ribeiro (2003)realizou pesquisa onde relata que a Análise de Ciclo de Vida (ACV) tem se mostrado uma importante ferramenta de avaliação ambiental (p. 02).
“As estimativas indicam que os processos que mais contribuem aos aspectos ambientais de hidrelétricas sejam: enchimento do reservatório; ciclo de vida do cimento e aço, e operação das máquinas de construção.” (p.3)
“Limberger (2007) realizou pesquisa queteve como objetivo caracterizar o clima da região oeste do Estado do Paraná e fazer uma relação deste com a presença do lago artificial da Usina Hidrelétrica de Itaipu, formado em 1982.” (p.03)
“ [...] a autora trabalhou, [...] com dados das estações meteorológicas dos municípios lindeiros, obtidos através do banco de dados do IAPAR e do SIMEPAR, compreendendo o segmento temporal de 1983 a 2004.”(p.03)
“A autora relata que, na análise dos dados não se verificou a relação entre a variabilidade climática da região e a formação do reservatório de Itaipu, sendo que as alterações registradas nos padrões climáticos não podem ser associadas a tal intervenção antrópica.“ (p.04)
“Na Usina Hidrelétrica de Sobradinho, no semi-árido nordestino, Campos (1990) desenvolveu um estudo da modificação doclima na região da represa com base na variabilidade espacial-temporal da precipitação do período de pré e pós-enchimento do seu lago. Analisando os gráficos das normais mensais e as porcentagens dos períodos chuvosos e secos, verificou-se que o lago da Usina Hidrelétrica de Sobradinho influenciou no aumento médio de 13% da pluviosidade junto as cidades próxima a barragem do lago (Remanso, SentoSé e Xique-Xique) e um aumento das precipitações em 16% no trimestre mais chuvoso.” (p.04)
“Com relação à Hidrelétrica de Curuá-UNA, no Estado do Pará, segundo Gunkel et al. (2003), a bacia do rio Curuá-Una sofreu um grande desmatamento, provocando uma eutrofização cultural. Assim, o reservatório mantém um nível de concentração de nutrientes suficiente para sustentar a produtividade de macrófitas,sustentando as emissões de metano por um longo período.” (p.04)
“Durante a década dos anos 80 e 90, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) desenvolveu vários projetos de pesquisa ecológica em Tucuruí (PA). No caso específico do segmento de climatologia, Fisch, Januário, Senna (1990) verificaram que no período de dezembro de 1982 a dezembro de 1986, a análise
dos padrões...
tracking img