Fichamento do artigo: formação de lagos artificiais e influências em microclimas: revisão bibliográfica

1433 palavras 6 páginas
GALVANI, Emerson; SOUZA, Marcos Barros de. Formação de lagos artificiais e influências em microclimas: revisão bibliográfica. FFLCH – Universidade de São Paulo, São Paulo, p.1-10, 2010. Disponível em: .
“Grimm (1988) desenvolveu uma série de testes estatísticos em um conjunto de elementos climáticos junto a hidrelétrica de Itaipu analisando dois períodos distintos (anterior e posterior a formação da hidrelétrica) para verificar se houve mudança nos elementos climáticos em função da formação da lâmina d'água. Os resultados mostraram um aumento da temperatura mínima e diminuição da temperatura máxima no mês de agosto. A insolação não sofreu mudanças significativas. Contudo ocorreu o aumento da evaporação, mas não foram observadas alterações significativas com relação à precipitação total e máxima mensal.” (p.02)
“Dias et al. (1999) descrevem um estudo dos impactos atmosféricos do lago de Itaipu,[...] com medição de albedos,rugosidades, fluxos superficiais e umidade do solo e simulações de cenários de uso do solo.” (p.02)
“Segundo Dias et al. (1999) o tema “impactos climáticos de reservatórios” é inerentemente difícil de ser analisados, por um conjunto de razões: a dificuldade de se encontrar registros de dados “antes” e “depois”, da construção de represas, a simultaneidade de outros fatos ambientais tais como o desmatamento, que podem também produzir efeitos climáticos, a variabilidade climática de período mais longo como aquela relacionada ao fenômeno El Niño. Soma-se a isso uma relativa escassez de metodologias objetivas para analisar o assunto.“ (p. 02)
“Ribeiro (2003) realizou pesquisa onde relata que a Análise de Ciclo de Vida (ACV) tem se mostrado uma importante ferramenta de avaliação ambiental (p. 02).
“As estimativas indicam que os processos que mais contribuem aos aspectos ambientais de hidrelétricas sejam: enchimento do reservatório; ciclo de vida do cimento e aço, e operação das máquinas de construção.” (p.3)
“Limberger (2007) realizou pesquisa que

Relacionados

  • MONOGRAFIA Da Ludimila Sustetabilidade
    20139 palavras | 81 páginas
  • Revista Patrimonio34
    190760 palavras | 764 páginas