Fichamento do Artigo: ''Competência e empática um estudo sobre resiliência com crianças em situação de pobreza.''

379 palavras 2 páginas
UNIP – Universidade Paulista – Brasília – DF.
DISCIPLINA: Teorias Psicológicas do Desenvolvimento.

Cecconello, Alessandra Marques e Koller, Sílvia Helena – Competência e empática: um estudo sobre resiliência com crianças em situação de pobreza – Estudos de Psicologia, 2000, 5(1), p. 71-93.

RESUMO
O artigo traz como objeto de estudo, o desenvolvimento humano, com ênfase na evolução saudável que caracteriza a resiliência, que é um conceito relacionado á adaptações e consiste em variações individuais em resposta a fatores de risco.
Foi avaliado também a Competência social que é uma característica individual, onde leva em conta a interação do individuo com a família e outras pessoas significativas ou até mesmo como o individuo interage com os eventos de vida, tanto como para resolver um problema, como num sentido de auto-realização.
A empatia é apresentada como um compartilhamento emocional, percebido de outra pessoa, sentindo a mesma emoção que ela está sentindo, sendo elas positivas ou negativas.
Tendo claro o que é competência social e empatia, foi feito um estudo, onde seu objetivo era avaliar esses aspectos, em crianças escolares que vivem em situação de pobreza. Participaram dessa pesquisa, 50 menino e 50 meninas, totalizando 100 crianças, entre 6 á 9 anos, estudantes da 1º a 3º série de escolas públicas. Todas as crianças vivem em condições de pobreza.
Foram utilizados como instrumentos, de primeiro momento uma entrevista inicial, o Teste das Histórias Incompletas (THI) (Mondell & Tyler, 19810 e a Escala de Empatia (Bryant, 1982). Os resultados apresentados mostraram que as meninas são mais competentes socialmente e mais empáticas do que os meninos. Do mesmo jeito que as crianças empáticas, são mais competentes socialmente que as outras. No geral, os dados e resultados obtidos, reforçaram a importância dessas características como fatores de proteção, ajudando e contribuindo para a adaptação e resiliência.

REFLEXÃO

Mesmo com as

Relacionados

  • Enfermagem 2012
    230816 palavras | 924 páginas