Fichamento: Dimensão estratégica e política externa dos Estados Unidos. BANDEIRA. L. A. Moniz.

806 palavras 4 páginas
O capítulo aqui descrito inicia-se com uma referência à política externa dos EUA no pós-Guerra Fria, focando na importância das relações com a Eurásia, após a queda da URSS. Entretanto, a preocupação central que foi sucedendo pelos governos norte-americanos da época, como o de Reagan (1981-1989), o de Bush (1989-1993) e o de Bill Clinton (1993-2001), era com os Novos Desafios do Terrorismo Internacional e o Fundamentalismo Islâmico.
Segundo o autor, esse contexto evidenciou características de cunho imperialista nos direcionamentos da política externa dos Estados Unidos, no sentido de controlar a propagação do terrorismo, as chamadas “rogue nations”, bem como, as ameaças de proliferação das armas de destruição em massa e, com o apoio da mídia, a opinião pública. O que fez com que a grande potência viesse a dominar o mundo naquele período, segundo Bandeira.
Militarização da política externa
A política externa no governo Bush, logo após a Guerra Fria estava cercada por opiniões do Partido Conservador, em apoio à priorização, por parte do governo, do aumento nos gastos com defesa e vínculos democráticos. No entanto, o governo Bush viu-se estritamente voltado para a garantia das parcerias comerciais cujo produto era o petróleo.
Com efeito, a ocorrência dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 pressionou o governo a mudar de foco e situar o cerne de sua política externa no assunto da Guerra contra o Terrorismo. A partir de então os rumos da pex estavam pautados na doutrina de preemptive attacks (ataques preventivos) que veio a substituir a de containment and deterrence (contenção e dissuasão).
Geopolítica do petróleo A segurança nacional dos Estados Unidos naquele momento de manutenção de status de grande potência dependia do domínio das fontes de energia no Oriente Médio. Tendo o controle das reservas de petróleo da região, se tornado uma questão fundamental para os EUA.
Dessa forma, o governo tinha que lidar com regiões conhecidas por sua

Relacionados