Fichamento descritivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento descritivo

HORA, Dinair Leal da. Gestão Democrática na escola: Artes e ofícios da participação coletiva. 10 ed. Campinas: SP, Papirus, 2002, p. 144.

O livro “Gestão Democrática na escola: Artes e ofícios da participação coletiva, da autora Dinair Leal da Hora*, publicado pela editora Papirus, a obra é resultado de um estudo de caso que teve como foco o processo de democratizaçãodas relações administrativas no interior da escola desenvolvida em uma unidade escolar pública de educação básica na prefeitura de Belém do Pará. Assim, a autora explorou em profundidade o fenômeno da administração e participação na realidade escolar, extraindo informações que contribuem seguramente para o aumento do conhecimento na área.
A obra é dividida em sete tópicos sendo eles: Mapeando aação (p. 17-22), a verdade metodológica (23-29), assentando o alicerce, a administração escolar numa perspectiva democrática (p. 33-49), relação escola-comunidade (p. 59-64), o ambiente físico-social do Bengui (p. 73-76), o aprendizado coletivo (p.79-111) e por último o perseguindo um ofício e suas artes: a percepção dos sujeitos (p. 113-128).
No primeiro capítulo a autora destaca queadministração escolar tem em seu histórico modelos de administração de empresas, adotada de traços e pressupostos no desenvolvimento das suas ações, sempre com vistas ao alcance da produtividade. “No Brasil, administração da educação não se desvinculada dos princípios administrativos empresariais, dada sua característica de sociedade capitalista, em que os interesses do capital estão sempre presente nasmetas e objetivos das organizações” (p. 18)
Esse modelo de administração contribui para que muitos diretores de escolas públicas desenvolvam uma gestão autoritária/centrada, esquecendo sua principal função, que “é realizar, por intermédio da administração, uma liderança política, cultural e pedagógica, a fim de garantir o atendimento das necessidades educacionais de sua clientela” (p. 18).
A autoradestaca também o processo burocrático das escolas públicas, os diretores passa a maior parte de tempo assinando papéis de pouco significado, preocupado em fazer cumprir programas educacionais, muitas as vezes não levam em conta o conhecimento da realidade e as necessidades da comunidade escolar. E ao “tentar assumir seu papel educativa, exercer a práxis educacional, sofre sanções que vão dasadvertências à substituição sumária, por alguém que não pode “incomode” o sistema” (p. 19). Para se manter no cargo, mergulha na ação centralizadora e autoritária.
Ultimamente “as teorias a respeito de administração escolar numa perspectiva democrática têm proliferado no Brasil, no intuito de explicar sua fundamentação, apontando a gestão participativa como uma condição necessária para odesenvolvimento da sociedade democrática” (p. 21)
No segundo capítulo a autora aborda questões metodológicas usada para realizar a pesquisa. “Desenhando e caracterização da pesquisa”- “a investigação delineada neste trabalho caracteriza-se como um Estudo de Caso de cunho descritivo-analítico, numa abordagem qualitativa, tendo em vista que foi baseada num modelo dialético de análise” (p. 23). Neste estudoela procurou identificar as múltiplas facetas das práticas administrativas desenvolvidas nas instituições de ensino objeto de estudo, fazendo uma análise dos dados obtidos aos parâmetros mais amplos da sociedade abrangendo os fatores sociais, econômicos e pedagógicos. No desenvolvimento do estudo ela usou diversidade de técnicas entre elas: Observação Direta, Entrevista e Análise Documental.“População e sujeitos” (p. 26), a investigação foi em uma Escola de 1º e 2º Graus, fundada em 1982. As pessoas que fizeram partes da pesquisa: Diretoria da escola, professores, funcionários da escola, Presidente da Associação dos Moradores do Bairro, alunos, vice-diretora, pais de alunos e representantes da Secretaria de Educação. “Processo geral” (p. 28), o processo do foi dividido em vários...
tracking img