Fichamento de A Viagem do Elefante, de Saramago

2948 palavras 12 páginas
1. Referência Bibliográfica completa da obra;
SARAMAGO, José. A Viagem do Elefante. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

2. Breve currículo do autor;
José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga no dia 16 de Novembro de 1922. Antes dos dois anos, sua família instalou-se em Lisboa. Teve acesso limitado aos estudos, devido à dificuldades econômicas. Trabalhou em diversas áreas, como serraria, mecânica, jornalista e empregos na área da saúde e da previdência social. Publicou seu primeiro livro em 1947, chamado de Terra do Pecado. A partir daí, seguiu a carreira jornalística e literária, obtendo êxito em ambas as áreas. Casou-se em 1993 com Pilar Del Río. Chegou a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998. Então, em 2010, José Saramago veio a falecer.
Possui vastas obras, consideradas renomadas. Outro título que remonta a aspectos parecidos com a obra A Viagem do Elefante é a história do cerco de Lisboa, tratando também de aspectos gerais e, principalmente, políticos de Lisboa no momento das invasões muçulmanas.
3. Resumo do livro;
O livro, em quase sua totalidade, narra a história da viagem do elefante Salomão, que pertencia ao Rei D. João III e foi enviado de presente ao Arquiduque Maximiliano da Áustria. O livro inicialmente tem como cenário as terras portuguesas, onde o Rei sente-se incomodado por julgar não ter dado um devido presente de casamento ao arquiduque, e considera a entrega de outro presente, dado ao fato que o arquiduque encontrava-se em Valladolid. Sugere então que seja entregue Salomão, um elefante que estava em sua posse por cerca de dois anos e que também nos últimos tempos acabou por tornar-se um fardo, dado aos gastos necessários para cuidados com o elefante e sua falta de utilidade. O rei então oferece o elefante ao arquiduque, que aceita o presente.
Inicia-se então o processo de levar o elefante e o cornaca até a primeira parada, em Figueira de Castelo Rodrigo, onde a caravana composta de soldados e alguns civis para ajudar,

Relacionados

  • Chico Buarque- História de suas canções
    66093 palavras | 265 páginas
  • Anais Encontro Cientficio 2014
    171724 palavras | 687 páginas