Fichamento de A Civilização do Espetáculo, de Mário Vargas Llosa

1404 palavras 6 páginas
[LLOSA, Mario Vargas. A Civilização do Espetáculo. Objetiva: Rio de Janeiro, 2013.]

“O que quer dizer civilização do espetáculo? É a civilização de um mundo onde o primeiro lugar na tabela de valores vigente é ocupado pelo entretenimento, onde divertir-se, escapar do tédio, é a paixão universal.” (p. 24)

“O bem-estar que se seguiu aos anos de privações da Segunda Guerra Mundial e à escassez dos primeiros anos pós-guerra. Depois dessa etapa duríssima, seguiu-se um período de extraordinário desenvolvimento econômico. Em todas as sociedades democráticas e liberais da Europa e da América do Norte as classes médias cresceram como bola de neve, a mobilidade social se intensificou e, ao mesmo tempo, ocorreu notável abertura dos parâmetros morais, a começar pela vida sexual, tradicionalmente refreada pelas igrejas e pelo laicismo pudico das organizações políticas, tanto de direita como de esquerda. O bem-estar, a liberdade de costumes e o espaço crescente ocupado pelo ócio no mundo desenvolvido constituíram notável estímulo para a multiplicação das indústrias da diversão, promovidas pela publicidade, mãe e mestra de nosso tempo.” (p. 24)

“O vazio deixado pelo desaparecimento da crítica possibilitou que, insensivelmente, a publicidade o preenchesse e se transformasse atualmente não só parte constitutiva da vida cultural, como também em seu vetor determinante. A função antes desempenhada, nesse âmbito, por sistemas filosóficos, crenças religiosas, ideologias e doutrinas, (...), hoje é exercida pelos anônimos ‘diretores de criação’ das agências publicitárias”. P. 26

“Quando uma cultura relega o exercício de pensar ao desvão das coisas fora de moda e substitui ideias por imagens, os produtos literários e artísticos são promovidos, aceitos ou rejeitados pelas técnicas publicitárias e pelos reflexos condicionados de um público que carece de defesas intelectuais e sensíveis para detectar os contrabandos e as extorsões de que é vítima.” (p. 27)

“(...) o

Relacionados

  • Historia Licen Noturno
    27873 palavras | 112 páginas
  • Sociologia
    26919 palavras | 108 páginas
  • Materiais didáticos
    271672 palavras | 1087 páginas
  • Gramatica
    271672 palavras | 1087 páginas