SAUSSURE, Ferdinand de; Curso de Linguística Geral. São Paulo, Editora Cultrix.
Capítulo III (p 15-25). Capítulo I (p. 79-84). Capítulo IV (p. 130-141).

O estudo da linguagem é de difícilapreensão, pois não é simples estabelecer qual seu objeto. Porém, podemos tomar a língua como norma de todas as manifestações da linguagem. O som, sozinho, não faz a linguagem. Ele é um mero instrumento dopensamento. Por sua vez, junto à ideia, forma uma unidade complexa, fisiológica e mental. A língua não se confunde com linguagem. A língua é uma parte determinada na linguagem. É uma instituição socialda faculdade de linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotado pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos. A língua é uma convenção, um sistema de oposiçãoentre unidades com valores distintos, cujo conjunto faz a unidade da linguagem. Já a linguagem , para Saussure, é multiforme e heteróclita, pois abrange vários domínios. É ao mesmo tempo físicas(ondas sonoras), das fisiológicas (fonação e audição) e pisíquicas (imagens verbais e conceitos), pertencendo tanto ao domínio individual quanto ao domínio social. A cada instante, a linguagem implica aomesmo tempo um sistema estabelecido e uma evolução. A fala é um ato individual de vontade e inteligência através do qual o indivíduo realiza é atualizada o código da língua no propósito de exprimir seupensamento pessoal. Ela não existe senão em virtude de uma espécie de contrato estabelecido entre membros da comunidade. A fala também inclui o mecanismo psico-físico que permite a este mesmoindivíduo exteriorizar as combinações de código escolhidas. A linguística detém-se tão somente na investigação da língua (linguagem verbal humana), nas línguas naturais, que são a forma de comunicação maisdesenvolvida e utilizada pelos indivíduos. A linguística não se compara ao estudo tradicional da gramática. Ela não é diacrônica, mas sincrônica. A linguística moderna, inaugurada por Saussure,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Fichamento de resumo dos capítulos 1, 3 e 4 do livro: "curso de linguística geral", de ferdinand de saussure. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-De-Resumo-Dos-Cap%C3%ADtulos-1/765221.html

MLA

"Fichamento de resumo dos capítulos 1, 3 e 4 do livro: "curso de linguística geral", de ferdinand de saussure" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-De-Resumo-Dos-Cap%C3%ADtulos-1/765221.html>.

MLA 7

"Fichamento de resumo dos capítulos 1, 3 e 4 do livro: "curso de linguística geral", de ferdinand de saussure." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-De-Resumo-Dos-Cap%C3%ADtulos-1/765221.html>.

CHICAGO

"Fichamento de resumo dos capítulos 1, 3 e 4 do livro: "curso de linguística geral", de ferdinand de saussure." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-De-Resumo-Dos-Cap%C3%ADtulos-1/765221.html.