Fichamento de livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Francisco Lindorjô Carlos Martins – Mat. 9711

FICHAMENTO DO LIVRO: O que é Participação

FORTALEZA - CE 2012

Francisco Lindorjô Carlos Martins – 9711

FICHAMENTO DO LIVRO: O que é Participação

Trabalho apresentado à professora da disciplina de Psicologia Social II do Curso de Bacharel em Psicologia da Faculdade de Tecnologia Intensiva – FATECI.

Professor: Márcia SkilbekFORTALEZA - CE 2012

INTRODUÇÃO

A disciplina Psicologia Social II do curso de Psicologia da FATECI, tem oportunizado aos alunos do referido curso o estudo da problemática do contexto social de forma abrangente. Desta forma, a mesma também proporciona mais interação entre docentes e discentes instigando-os a novas descobertas no que diz respeito a assuntos antes não estudado e visto de uma formamais humanística.

A leitura do livro “O que é participação”, nos proporciona um encontro com a realidade social que o Brasil vive no seu dia a dia. Ela nos faz refletir quanto à importância da nossa participação nos meios comunitários e sociais das cidades, Estados, e porque não dizer, do nosso país.

Juan E. Diaz Bordenave aguça nosso pensamento para as questões sócias em diversos ângulos,fazendo-nos sentir pessoas realmente inseridas nas diversas questões sociais que nos cercam e que por muitas vezes nós deixamos passar despercebidas. O autor ainda retrata sobre a urgente necessidade da participação ativa para a transformação da sociedade brasileira.

Enfim, podemos dizer que o tema proposto pelo autor é antes de tudo um convite a desvendar o fascinante e complexo mundo dasdiversas realidades sociais que hoje vivemos não só no Brasil, mas como no mundo.

FI CHAM ENTO
DADOS DO TRABALHO Título do livro: O que é participação Aluno: Francisco Lindorjô Carlos Martins Professora: Márcia Skibick

FICHA BIBLIOGRÁFICA Livro: O que é participação Autor: DIAZ BORDENAVE, Juan E. Editora: Brasiliense; 8 ed. São Paulo Ano: 1994

COMPREENSÃO DA LEITURA DO LIVRO – RESUMO Ao nosdeleitarmos na leitura do livro “O que é participação”, pudemos ver a necessidade de se expandir e de por em prática o verdadeiro sentido da palavra participação. Esta participação que contagia muitos dos que de fato se dedica a vivê-la na prática. Esperamos que esta seja utilizada como ferramenta para o crescimento social do país.

O autor, de forma responsável e singular, relata como surge apalavra PARTICIPAÇÃO, e em seguida, no decorrer dos capítulos, vê-la como necessidade pessoal do ser humano. Ainda de forma muito responsável, traz um enfoque que faz o diferencial entre participação e marginalização, as condições dessa participação. Abre-nos horizonte para que percebamos se esta realmente interfere nas decisões ou não dos seres sociais.

Juan, com muita maestria, faz-nos perceberos princípios essenciais para uma participação competente e traz algumas indicações de leitura para o aperfeiçoamento e melhor dinamismo de como devemos trabalhar com participação e passar conhecimentos a comunidades e outras organizações sociais.

Palavras chave: Participação, prática, crescimento social, marginalização.

CITAÇÕES E COMENTÁRIOS • Capítulo 1 – Queremos Participação“Democracia é um estado de participação”. Pág. 08 “A escassez de literatura sobre o tema revela até que ponto a participação é uma assunto novo (...)”. Pág. 09

Estes trechos retratam sobre a urgência necessidade da participação ativa para a transformação da sociedade. O autor demonstra que a palavra participação vem da palavra parte e destaca que participação é fazer parte. Nota-se que o interesse pelaparticipação, assim como pela democracia é comentado e focado pelo interesse de controle do povo pelo seu próprio destino.



Capítulo 2 – Necessidade humana universal
“Como nenhum homem é uma ilha e desde suas origens o homem vive agrupado com seus iguais, a participação sempre tem acompanhado”. Pág. 11 “Algo surpreendente está acontecendo com a participação”. Pág. 12

Podemos perceber...
tracking img