FICHAMENTO de livro. ZOLIA, Elémiere. Androginia: A Fusão dos sexos. Edições Del Prado. Rio de Janeiro. 1997.

4707 palavras 19 páginas
Fichamento de livro

ZOLIA, Elémiere. Androginia: A Fusão dos sexos. Edições Del Prado. Rio de Janeiro. 1997.

Observações: Os pontos (negros) que iniciam algumas frases foram acrescentados com minhas palavras, de modo a simplificar o assunto tratado ou contextualizar a leitura. Assim como indicar sites que contém autores, ou artigos que tratam dos assuntos abordados.

O Arquétipo errante

“De uma perspectiva metafísica, o encontro com o andrógino tem sido inevitável. Quando a mente se eleva sobre nomes e formas, atinge um ponto em que as divisões sexuais também são evitadas”. (p. 5)

“O andrógino é o símbolo da identidade suprema na maioria dos sistemas religiosos. Representa o nível do ser não manifesto, a fonte da manifestação, que corresponde numericamente ao número zero, o número mais dinâmico e enigmático”. (p.5)

“O zero simboliza a androginia como o ponto de inicio da numeração, a divisibilidade e a multiplicabilidade”. (p.5)

Ver: http://www.reneguenon.net/IRGETGuenonEstadosMultiplos_III.html
GUÉNON, René. Os Estados múltiplos do ser. As relações da unidade e da multiplicidade,Cap. V. Tradução de Giuliano Morais.

“Na metafísica hindu, a polaridade do ser, representada por Siva e por Sakti, se torna unidade pura num nível superior e se funde no andrógino Ardhanarisvara” (p.5)

“O cinco simboliza o andrógino como uma conquista, como uma volta da polaridade a unidade” (p.5)

“O símbolo que melhor representa a androginia, segundo Giordano Bruno, é a estrela de cinco pontas, que simboliza um homem com os cinco braços extendidos e as pernas abertas (...). O número cinco representa a androginia, pois é a soma do dois feminino e do três masculino”. (p.69)

(Ao Arquétipo)
“Hoje em dia, ao se enfraquecerem os laços familiares e decaírem a ética e o trabalho, seu lugar está sendo ocupado pelo ideal de vida nômada e de amarras soltas, de explorações psicológicas em experiências religiosas e ensinamentos metafísicos”. (p.6)

“Neste ambiente, o andrógino deixou de

Relacionados