Fichamento de livro na area de administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TITULO: BULLYNG DENTRO DOS PORTÕES DAS ESCOLARES: E AS CONSEQUENCIAS CAUSADAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Esta pesquisa tem como finalidade investigar um tipo de violência que ganhou destaque no mundo inteiro através de pesquisas, mídia e estudantes.


A violência que trazemos aqui tem o nome científico de Bullying que é um termo inglês utilizado para descrever atos de violênciafísica ou psicológica. Segundo a ABRAPIA (2003) ABRAPIA: Associação Brasileira de Proteção à Infância e adolescente. Programa de redução do comportamento agressivo entre estudantes. Acesso 02 de Setembro de 2010.

Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de Bullying possíveis, tem algumas ações que podem estar presentes: colocar apelidos,ofender, zoar, gozar, encarnar, sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, quebrar
pertences.
Este fenômeno pode ser intencional ou repetido, praticados por um indivíduo ou grupos. Um dos autores que discute é Fante (2005, p.27) que cita a definição doBullying e as suas conseqüências através de pesquisas realizadas em várias escolas. Outros autores afirmam que: A intimidação e a vitimização são processos de grande complexidade que se produzem no marco das relações sociais e com freqüência no meio escolar, podendo agravar progressivamente o problema com severas repercussões a médio e longo prazo para os implicados. (FRANCISCO; LIBÓRIO, 2008, p.201).
O Bullying pode ocorrer em locais como a escola ou a faculdade, no trabalho, no espaço militar e entre outras instituições. Nas escolas, o Bullying geralmente ocorre em áreas com supervisão mínima ou inexistente. Ele pode acontecer em praticamente qualquer parte, dentro ou fora do prédio da escola.
Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar qual é atitude dos professores em relaçãoao Bullying, quais as providências que estão buscando para combater este fenômeno.
A pesquisa terá o foco no estado de Pernambuco .

(DP – Vida Urbana) Nova denúncia de bullying em recife
GPCA está apurando queixa feita por mãe de um adolescente de 14 anos, que teria sido agredido na escola.
A agressão foi denunciada, na última terça-feira, pela mãe de um dos alunos, um menino de 14 anos,deficiente físico. Em seu depoimento na GPCA, a mãe contou que o adolescente já sofria com o comportamento dos colegas que, muitas vezes, aproveitavam a ausência do garoto na sala de aula para rasgar o seu caderno. O ápice dessas perturbações teria acontecido, de fato, na terça-feira, quando o menino foi agredido fisicamente por cerca de cinco colegas de sala. A agressão, inclusive, teria sidogravada pelo grupo, que seria formado por alunos mais velhos e repetentes. Casos como esse vêm sendo registrados em todo o país. Ontem, na cidade de Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo, um grupo de estudantes espancou uma menina que saia da escola.
Até o final da tarde de ontem apenas uma queixa formal havia sido registrada pela GPCA em relação aosalunos da escola particular do Recife. Mashá informações que outros dois adolescentes também teriam apanhado do mesmo grupo. A mãe da vítima contou ao delegado Thiago Pinto Uchôa, responsável pelo caso, que pretende tirar o filho da escola. Ontem mãe e filho estiveram na GPCA e relataram o que aconteceu. "Pelo que mãe e filho contaram o que houve foi realmente bullying. Ela disse que a única preocupação que tem, nesse momento, é evitarque ele seja agredido novamente".
As histórias de agressões praticadas por alunos contra alunos estão se tornando cada vez mais comuns em Pernambuco. Recentemente, vieram à tona alguns casos de bullying praticado por três alunos contra um grupo de oito estudantes, que estudam em um colégio particular religioso também do Recife. A agressão só foi descoberta depois que uma das vítimas decidiu...
tracking img