Fichamento de Ghiraldelli JUNIOR

511 palavras 3 páginas
Faculdade Regional da Bahia
Data 26/08/2013
Acadêmico: Alexandre Santos do Amaral
Docente: Barbara Ornellas
Pratica em Pesquisa em Educação e Lazer

Esse livro é de Ghiraldelli JUNIOR, Paulo. Que fala sobre a Educação Física Progressista: a Pedagogia Critica-Social dos conteúdos e a Educação Física Brasileira.
O presente livro traz um estudo sobre a História da Educação Física nos mostrando a tendência Higienista e Militarista etc. Edição Loyla 10º, São Paulo, Brasil, 1998, contendo Introdução Desenvolvimento e Referencias.
Esse livro tem como finalidade mostrar o desenvolvimento da educação física até os dias atuais.
Esse livro contem os principais autores citados são: LOURENÇO FILHO (1954), SAVIANI (1983), COELHO (1935), VASSONCELOS (1938), FEEREIRA (1969).
Esse livro aborda tanto a Educação Física Higienista como a Educação Física Militarista cada um no seu tempo e seus desenvolvimentos e influencias no sistema educacional de população, que utilizava a Educação Física não somente como prática capaz de promover saúde ou de disciplinar os jovens, a Educação Física era uma prática eminentemente educativa.
Conforme o livro diz que a Educação Física foi alvo de interesses e sofreu desvios no seu desenvolvimento, pois graças ao apoio politico, a Educação Física se caracterizava a modificar em busca da saúde e da sociedade livre.
Segundo o livro retrata que esse período foi muito complicado, pois era uma época que as elites dominavam todos os direitos social e juntamente com os pensamentos dos médicos higienista apoiava de modo que impedisse o desenvolvimento da classe que não era elite de muitas coisas inclusive de uma parcela ter direito a Educação Física e o controle da natalidade do país. Em abordagem o livro identifica alguns tipos de Educação Física, uma dela e a Educação Física Pedagógica, que Educação Física Higienista em matizes do pensamento liberal.
Outra característica através do estudo do livro é a Educação Física

Relacionados