Fichamento de freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da
pós-modernidade. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Ed., 1998.
Na liberdade que Bauman passa no texto se é possível apontar uma idéia que serve como o fio que conduz Bauman a escrever acerca daquilo que poderíamos considerar como inquietações/incômodos da vida contemporânea, talvez esta idéia seja a de liberdade – não apenas porque tal temática é posta em discussão namaioria dos (senão em todos os) quatorze capítulos que compõem O mal-estar da pós-modernidade, mas também (e talvez principalmente) porque a própria idéia de liberdade – que, mais do que uma ambição, se tornou uma constante e indispensável exigência contemporânea – alimenta as inquietações pós-modernas, diferentemente das inquietações de outrora, que nasciam do demasiado desejo de controle eordem. É pelo viés da liberdade individual como condição e demanda pós moderna que Bauman coloca sob análise algumas transformações e alguns importantes deslocamentos em operação no mundo atual, relativamente às condições sob as quais tratamos de organizar nossas formas de viver. Talvez uma das melhores formas de compreender o ser humano é que é um animal que não tem solução, essa é umas das intuiçõesfortes do pensamento do Bauman, é que nos parecemos estar anos luz da idéia de solução, só que a consciência, de esta anos luz na idéia de solução é já parte da capacidade de você ser, um ser inteligente, podemos imaginar nosso ancestral, um macaco, uma macaca lá na caverna depois que eles comeram, depois que eles transaram, vendo a lua e as estrelas. Bauman salienta que o advento da era modernacoincidiu com a exaltação da ordem como uma desejável realização capaz de construir um mundo estável, seguro, coerente, limpo, sólido, enfim, puro. A consciência pós moderna é antes de tudo a consciência de um fracasso, ao mesmo tempo pro Bauman é desperta de um sonho para uma espécie de pesadelo, ou talvez um momento de esperança, porque a modernidade tem uma série de problemas, a preocupação coma administração da vida parece distanciar o ser humano da reflexão moral. O perfeito mundo moderno seria aquele sobre o qual pudéssemos ter o máximo de controle possível. Dessa forma, o “sucesso” de futuras ações, devidamente planejadas (levando em conta ações passadas), estaria assegurado.
A Segurança que serviu como uma das promessas modernas de um mundo melhor, Bauman nos alerta: é exatamentecom ela que já não podemos mais contar. Em vez dela, vivemos com a companhia constante de uma profunda ansiedade que se faz tão mais presente quanto tão mais as tentativas de uma segura apreensão do real se intensificam.
A incerteza e a insegurança que ocupam lugares cada vez mais centrais nos modos de vida contemporâneos estão profundamente conectadas ao fato de que, hoje, a organização dosespaços e o controle da ordem estão passando por um crescente e intenso processo de desregulamentação e privatização – que Bauman chama de a nova desordem do mundo: “o que quer que venha a tomar o lugar da política dos blocos de poder assusta por sua falta de coerência e direção e também pela vastidão das possibilidades que pressagia” (p.33).
O autor enfatiza que, na maioria das transformações daorganização da vida atual, o que se vê é o crescente engrandecimento das forças de mercado que, de uma forma cada vez mais intensa, chamam para si (porque conferimos a elas) a função de conduzir a ordem do mundo. Eis o paradoxo a partir do qual o autor trabalha com o que o título do livro nos sugere: ordem dá idéia de certa fixidez, de uma disposição das coisas cada uma em seus devidos lugares e emnenhum outro mais, um arranjo disciplinar rígido que visa ao bom funcionamento das coisas segundo certas relações. O que acontece, no entanto, no caso das forças de mercado, é que elas estão em constante movimento e isso significa não fazer parte de nenhum lugar específico; em função de sua mobilidade, novos pontos de convergência aparecem a todo o momento, assim como também são facilmente...
tracking img