Fichamento de Fonemas e Alofones

420 palavras 2 páginas
FICHAMENTO
Silva, Thais Cristófaro. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 10 ed. São Paulo: Contexto, 2010.
Conteúdo
Nesse texto a autora explana sobre os conceitos básicos da fonêmica, os deixando bem segmentados e destacando suas diferenças.
Temos acesso ao conceito de fone, fonema, alofone, variantes posicionais, par suspeito, par mínimo e demais. Ao longo do texto somos dirigidos a captar os usos e colocações de fonemas e alofones e de sua grande importância para o estudo da análise fonêmica.
Tal importância se reflete nos casos de distribuição complementar, método ensinado no texto, onde certos alofones indicam variação dialetal. Traçando uma comparação com a dicotomia língua/fala de
Sausurre (1916), podemos dizer que língua está mais próxima da fonêmica e do próprio fonema, porém fala está mais perto de fonética e dos alofones. Todos os falantes compartilham a representação fonêmica, mas nem todos os falantes vão compartilhar da representação fonética, isso vai depender, de onde se fala e de quem fala.
Entra aí outro conceito discutido, a ocorrência de variantes posicionais que estão ligados ao ambiente e ao contexto em que ocorrem, e os variantes livres ocorrentes no mesmo ambiente sem prejuízo de significado. Com tais conhecimentos oferecidos pelo texto podemos dar caminho ao nosso estudo fonêmico e a construção da análise.
Citações

"Um dos objetivos de uma análise fonêmica é definir quais são os sons de uma língua que têm valor distintivo (servem para distinguir palavras).
Sons que estejam em oposição - por exemplo [f] e [v] em "faca" e "vaca"
- são caracterizados como unidades fonêmicas distintas e são denominadas fonemas." - CRISTÓFARO SILVA, T. (pg.126)
"Certamente quanto mais conhecemos uma língua, mais disporemos de dados para identificar pares mínimos para quaisquer segmentos dessa língua. Entretanto, há grandes chances de que segmentos como l e k sejam fonemas distintos em

Relacionados

  • CAMARA JR.,Joaquim Mattoso. Sons vocais elementares e fonemas. In: Estrutura da língua portuguesa. 40 ed.. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. p.33-38.
    1222 palavras | 5 páginas
  • fichamento morfologia
    710 palavras | 3 páginas