Fichamento de citação ORTEGA, C. D. A Documentação como uma das origens da Ciência da Informação e base fértil para sua fundamentação. Brazilian Journal of Information Science, v. 3, p. 3-35, 2009

2979 palavras 12 páginas
Francimaura Coutinho Mendes
Curso: História
Atividade: Fichamento de citação
ORTEGA, C. D. A Documentação como uma das origens da Ciência da Informação e base fértil para sua fundamentação. Brazilian Journal of Information Science, v. 3, p. 3-35, 2009.

“Partimos da premissa de que a Ciência da Informação atua intervindo na produção e uso do conhecimento por meio da construção e gestão de sistemas documentários.” (p. 3).
“O termo Biblioteconomia é utilizado de modo restritivo, para indicar a atividade de gestão e custodia de acervos de bibliotecas. A Documentação, por sua vez, consolidou-se como o conjunto de técnicas (e seus fundamentos) [...]” (p. 4).
“A fundação e consolidação da Documentação, observável na literatura e nas práticas documentárias, indica a existência de objeto construído histórica e conceitualmente. Sua obra fundamental é o Tratado de Documentação, de 1934, do belga Paul Otlet (OTLET, 1934).” (p. 4).

2 A CONCEPÇÃO OTLETIANA FUNDADORA DA DOCUMENTAÇÃO

“A Documentação tem no conceito otletiano sua concepção primeira, tendo se desenvolvido epistemologicamente a partir deste referencial.” (p. 5).

“Os advogados Paul Otlet (1868-1944) e Henri La Fontaine (1854-1943) foram os mentores do [...] (IIB) iii, criado em 1895 na Bélgica, e do [...] (RBU), [...] O sonho de Otlet era o de oferecer um índice de assuntos por meio do RBU que permitiria ir (por assunto) ao coração do conhecimento (FAYET-SCRIBE, 2001, p.47; 49). Este sonho relacionava-se à ideia de que o acesso ao conhecimento por todos os povos levaria a uma maior compreensão da concepção de alteridade, no sentido do conhecimento das diferenças, o que possibilitaria a paz mundial.” (p. 5).
“Otlet adotou a palavra documentação inicialmente, em 1903, em artigo intitulado Les sciences bibliographiques et la documentation, [...]” (p. 6). “Otlet considerou como documentos não somente livros e manuscritos, mas também arquivos, mapas, esquemas, [...] fotografias de objetos

Relacionados