fichamento de citação LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula :in: História das mulheres no Brasil.DELPRIORI,Mary (org.): 9º edição .são Paulo :contexto,2009.

1017 palavras 5 páginas
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula :in: História das mulheres no Brasil.DEL PRIORI,Mary (org.): 9º edição .são Paulo :contexto,2009.

Mulheres na sala de aula
“Nísia Floresta, uma voz feminina revolucionária, denunciava a condição de submetimento em que viviam as mulheres no Brasil e reivindicava sua emancipação, elegendo a educação como o instrumento através do qual essa meta seria alcançada.” P. 443.
“as últimas décadas do século XIX apontam para a necessidade da educação para a mulher, vinculando-a à modernização da sociedade, à higienização da família, à construção da cidadania dos jovens.” P. 447.
“para muitos, a educação feminina não poderia ser concebida sem uma sólida formação cristã,

que

seria

a

chave

principal

de

qualquer

projeto

educativo.”p.447
“[...] o catolicismo [...] dicotomia entre EVA e MARIA. A imagem de pureza da
Virgem.”p.447.

O magistério transforma-se em trabalho de mulher
“[...] em algumas cidades do país, logo começaram a ser criadas as primeiras escolas normais para formação de docentes.”p.448.
“ao serem criadas as escolas normais, a pretensão era formar professores e professoras que pudessem atender a um esperado aumento na demanda escolar. [...] pouco a pouco, os relatórios iam indicando que, curiosamente as escolas normais estavam recebendo e formando mais mulheres que homens.”
p. 449.
“a identificação da mulher com a atividade docente, que hoje parece a muitos tão natural, era alvo de discussões, disputas e polêmicas.”p.450.

“a crescente frequência das mulheres e decrescente dos homens fazia supor que brevemente as escolas de meninos estariam sem mestres. A solução seria permitir que mulheres lhes dessem aulas,”p.452.
“o trabalho fora seria aceitável para as moças solteiras até o momento do casamento, ou para as mulheres que ficassem sós - as solteiras e viúvas.”p.453. “a incompatibilidade do casamento e da maternidade com a vida

Relacionados