Fichamento de Citação Educação Física Progessista

1924 palavras 8 páginas
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Educação Física Progressiva. 9ª Edição. São Paulo: Edições Loyola, 2004. A partir desses dados, foi possível resgatar cinco tendências da Educação Física brasileira: a Educação Física Higienista (até 1930); a Educação Física Militarista (1930 -1945); a Educação Física Pedagogicista (1945-1964); a Educação Física Competitivista (pós-64); e, finalmente, a Educação Física Popular. (GHIRALDELLI JUNIOR, 2004, p.16).
Mais complicada ainda é a relação dessas concepções encontradas e a prática cotidiana da Educação Física, principalmente da Educação Física escolar. (GHIRALDELLI JUNIOR, 2004, p.16).
Existe pelo menos um ponto em comum entre as várias concepções de Educação Física: a insistência na tese da Educação Física como atividade capaz de garantir a aquisição e manutenção da saúde individual. (GHIRALDELLI JUNIOR, 2004, p.17).
No caso da Educação Física Higienista, a ênfase em relação à questão da saúde está em primeiro lugar. Para tal concepção, cabe à Educação Física um papel fundamental na formação de homens e mulheres sadios, fortes, dispostos à ação. (GHIRALDELLI JUNIOR, 2004, p.17).
Assim, a perspectiva da Educação Física Higienista vislumbra a possiblidade e a necessidade de resolver o problema da saúde pública pela educação. A idéia central é a disseminação de padrões de conduta, forjados pelas elites dirigentes, entre todas as outras classes sociais. (GHIRALDELLI JUNIOR, 2004, p.17).
A Educação Física Higienista é uma concepção que se preocupa em erigir a Educação Física como agente de saneamento público, na busca de uma “sociedade livre das doenças infecciosas e dos vícios deteriorados de saúde e do caráter do homem do povo”. (GHIRALDELLI JUNIOR, 2004, p.17).
Não se deve confundir a Educação Física Militarista com a Educação Física Militar. Apesar de, no caso concreto, ambas estabelecerem ligações, a Educação Física Militarista não se resume em uma prática militar de preparo físico. É, acima disso, uma concepção que visa

Relacionados