Fichamento de citação do ivro pedagogia da autonomia

581 palavras 3 páginas
O Lúdico: a sua importância para aquisição da aprendizagem significativa

A MATEMÁTICA APLICADA DE FORMA LÚDICA
ABSTRACT
O objetivo deste artigo é refletir sobre o emprego do lúdico nas escolas, sendo este de fundamental importância, e não deve ser negligenciado às crianças, sabendo, que a atividade lúdica só é eficaz se for DESEMPENHADA SIMULTANEAMENTE NA FUNÇÃO DISTRAIR E INSTRUIR. Percebe-se que brincando com jogos matemáticos as crianças elaboram raciocínio lógico e melhoram a sua comunicação, desta forma estão se socializando e aprendendo significativamente. A aprendizagem do educando é preocupação fundamental para a escola, hoje ela pode e deve se empenhar a interagir no sentido de trazer e oportunizar os jogos educativos incentivando um aprendizado matemático mais significativo, desenvolvendo habilidades essenciais para o desenvolvimento dos indivíduos envolvidos no processo educacional. Palavras-chaves: lúdico, aprendizagem, raciocínio-lógico, educação.

INTRODUÇÃO
Dentre os jogos pedagógicos encontram-se inúmeros jogos matemáticos, os quais despertam na criança um nível muito bom de conhecimento, sendo este fundamental para a educação de qualidade e com excelente desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. Estes jogos representam um universo lúdico muito rico para ser vivenciado principalmente na Educação infantil.
Para tanto, é necessário que os educadores tenham conhecimento e compreensão do domínio desses jogos para melhor aplica-lo e terem um retorno real segundo seu planejamento, visando sempre o desenvolvimento das capacidades intelectuais da criança.
Nesta perspectiva, quando a prática pedagógica é trabalhada a partir de atividades com o lúdico, os educadores são conduzidos a pensar em mudanças que sejam significativas para o meio educacional, dando ênfase ao desenvolvimento cognitivo e provocar o amadurecimento do ser humano como todo a partir da ludicidade.
Pode-se entender o universo lúdico como parte fundamental da construção

Relacionados