Fichamento de citação com comentário do livro: política social – fundamentos e história, capítulo 3- keynesianismo-fordismo e a generalização da política social.

3939 palavras 16 páginas
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO BAIXO SÃO FRANCISCO DR. RAIMUNDO
MARINHO
FACULDADE RAIMUNDO MARINHO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

POLÍTICA SOCIAL I

Maceió–AL 2013
MÁRCIA REJANE DA SILVA LINS

Fichamento de Citação com comentário do Livro: Política Social – Fundamentos e história, capítulo 3- Keynesianismo-fordismo e a generalização da política social.

Trabalho apresentado a Faculdade Raimundo Marinho do Curso Serviço Social, disciplina Política Social I, ministrada pela Docente Msc. Aline Joyce, como parte da AV2 do 4º período.

Maceió-AL
2013
BEHRING Elaine Rossetti, BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez 2007. (Biblioteca básica de Serviço Social).

“Keynesianismo-fordismo e a generalização da política social”

“Neste momento, é importante compreendermos os fundamentos da generalização das políticas sociais naquelas condições históricas determinadas. O capitalismo tardio ou maduro caracteriza-se por um intenso processo de monopolização do capital, pela intervenção do Estado na economia e no livre momento do mercado, construindo-se oligopólios privados (empresas) e estatais (empresas e funções públicas), e expande-se após a crise de 1929-1932 e, após a Segunda Guerra Mundial”. (BEHRING & BOSCHETTI, p. 82)

Desde a consolidação do capitalismo como modo de produção europeu e mundial sua base era o liberalismo. Tal base se sustentava que a iniciativa individual não deveria sofrer intervenção do Estado, pois, a regulação se daria por intermédio do mercado, pela lei da oferta e da procura. É um discurso que traz à tona os fundamentos da expansão e consolidação da política social no período pós-crise de 1920-1932 e, que, sobretudo discute as novas configurações da questão social, do estado e das classes

Relacionados

  • CAPITALISMO
    990 palavras | 4 páginas