fichamento de braudel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Braudel define economia-mundo como o mercado de todo o universo, a economia de somente uma porção do nosso planeta, desde que forme um todo econômico. Ou seja, se trata de um espaço de reproduçãoautônomo, talvez não no sentido meramente político, mas essencialmente material e produtivo. O autor relata três características principais: economia-mundo ocuparia um espaço geográfico delimitado;submete-se a um polo a um centro dominante, no seu entender representado sempre por uma cidade; e a partir desta cidade de referência se sucederiam zonas de integração concêntricas, subordinadas aonúcleo dominante e deste dependente política e economicamente. Tal estrutura possuiria uma dinâmica interna baseada na migração espacial do centro de referência ou, como o autor coloca, passaria porcentragens, descentragens e recentragens.
Cada mudança do núcleo dominante estaria associada a crises econômicas mais amplas, mudanças estas não necessariamente provocadas pelo surgimento de zonas demaior eficiência produtivo-distributiva. E, além disto, a divisão interna de uma economia-mundo em zonas concêntricas de diferente integração acarretaria uma hierarquização espacial. Esta sematerializaria em diferentes formas de acesso às benesses econômicas disponíveis e produzidas. O núcleo de uma economia-mundo concentraria também a riqueza, o conforto, e mesmo elementos subjetivos, como asliberdades. Cada vez que se afastasse do centro, a disponibilidade destes ‘fatores’ seria menor, pois as zonas centrais se alimentariam das zonas intermediárias e marginais.
A compreensão aplicada àhistória do capitalismo europeu leva Fernand Braudel a propor a existência de uma economia-mundo capitalista, centrada primeiramente na Europa, cujas zonas intermediárias e marginais foram-se, aolongo dos séculos, se estendendo pelo globo. Ao autor enxerga entre o século XIII e XIX – o período histórico que aborda em sua obra já aqui referida – três grandes polos centrais da economia-mundo...
tracking img