Fichamento De Bioqu Mica

1639 palavras 7 páginas
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

COUTEAUR, P. BURREON, T. Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história. 1 ed. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 2006.

CREDENCIAIS DOS AUTORES

Penny Cameron Le Couteur é professora de química no Capilano College, no Canadá, há mais de 30 anos. É autora de diversos cursos de educação à distância em química e recebeu o Prêmio Polysar de ensino de química em universidades canadenses.
Jay Burreson tem doutorado em química e trabalhou como químico industrial durante muitos anos. Recebeu uma bolsa especial para pesquisa de pós-doutorado em produtos naturais marinhos, na Universidade do Havaí.

RESUMO DA OBRA

Na obra Os Botões de Napoleão: As 17 moléculas que mudaram a história, os autores mostram algumas das moléculas de maior relevância no contexto histórico mundial, onde algumas, supervalorizadas num certo momento da história, causaram direta ou indiretamente grandes revoluções e reviravoltas na história e na vida das pessoas, e narra também a desvalorização dessas moléculas tornando-as comuns, participantes do cotidiano de toda a população e ainda assim tão importantes para nós.

Pimenta, noz-moscada e cravo-da-índia

Na Europa medieval um condimento, a pimenta, era tão valioso que uma libra dessa baga seca era suficiente para comprar a liberdade de um servo ligado à propriedade de um nobre. Embora a pimenta figure hoje nas mesas de jantar do mundo inteiro, a sua demanda e a das fragrantes moléculas da canela, do cravo-da-índia, da noz-moscada e do gengibre estimularam uma procura global que deu início à Era dos Descobrimentos. (p. 18)

O fascínio exercido pelas especiarias é coisa do passado. Ainda as apreciam os pelo gosto saboroso, picante, que suas moléculas dão à nossa comida, mas raramente pensamos nas fortunas que construíram, nos conflitos que provocaram e nas assombrosas proezas que inspiraram. (p. 28)

Este capítulo narra como as especiarias (pimenta, noz moscada e cravo da índia), agem no nosso

Relacionados

  • Fichamento Bioqu mica 2015
    1298 palavras | 6 páginas