Fichamento De Antroplogia

1262 palavras 6 páginas
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

EDJANE SOUZA CARVALHO

CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO

Fichamento apresentado no curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção de nota parcial da disciplina Antropologia Orientador: Prof. Augusto Teixeira

Paripiranga
2015
REFERENCIA
BARROS, Roque de Laraia. Cultura conceito antropológico. 24ed Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed. 2009
CREDENCIAIS DO AUTOR:
Roque de Barros Laraia é professor emérito da UNB. Iniciou sua carreira como antropólogo no Museu Nacional da UFRJ. Membro da associações cientificas do pais e do exterior, presidiu a Associação Brasileira de Antropologia e foi eleito presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisas em ciências sócias. Atualmente é membro do conselho consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do conselho nacional de imigração e em inúmeros artigos publicados em revistas especialistas.
PRIMEIRA PARTE
“Se oferecêssemos aos homens a escolha de todos os costumes do mundo, aqueles que lhes parecessem melhor, eles examinariam a totalidade e acabariam preferindo seus próprios costumes, tão convencidos estão de que estes são melhores do que todos os outros”.(p. 11)
“Desde a antiguidade, foram comuns as tentativas de explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das variações dos ambientes físicos”. (p. 13)
“Contudo, explicações deste gênero não foram suficientes para resolver o dilema proposto”. (p. 14)
“Qualquer um dos leitores que quiser constatar, uma vez mais, a existência dessas diferenças não necessita retornar ao passado (...) Basta comparar os costumes de nossos contemporâneos que vivem no chamado mundo civilizado”. (p. 14 e 15) “São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a ‘raças’ ou a outros grupos humanos”. (p.17)
“Os antropólogos estão totalmente

Relacionados