Fichamento das Obras de Emile Dhurkeim

3996 palavras 16 páginas
Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP

Curso: Graduação em Direito

Disciplina: Formação Social do Brasil

Professor: Hector

Aluna: Sara Esteves Santos R.A.: 1411016

1º Semestre – Direito Turno: Noturno

FICHAMENTO ÉMILE DURKHEIN

07 de Setembro de 2014
ÉMILE DURKHEIM

Os seres humanos possuem a necessidade de viverem em grupos ou em sociedade. E para que esses indivíduos vivam em conjunto eles precisam de uma autoridade moral e, na falta de uma, se prevalece à lei do mais forte. Hoje em dia se pode dizer que a função econômica se tornou primordial, por isso se afirma que as sociedades são consideradas como “essencialmente industriais”.

DA DIVISÃO DO TRABALHO

Para os indivíduos viverem em sociedade, é preciso que haja um consenso entre eles, e assim Durkheim explica que existem dois tipos de solidariedades: a mecânica e a orgânica.

A solidariedade mecânica é uma sociedade em que as pessoas possuem várias crenças e pensamentos semelhantes. Com isso, não há uma diferenciação ou uma divisão de trabalho presente. Já a solidariedade orgânica, é baseada na diferenciação dos indivíduos e o consenso é formado da própria divisão de tarefas, em que cada uma, é essencial para o conjunto.

Para Durkheim, a consciência coletiva é “um conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade [...] Não se confunde com as consciências particulares, embora se realize nos indivíduos”, isso que dizer que, a consciência coletiva abrange ideais da sociedade como um todo e dificilmente suas convicções mudam, mesmo entre gerações.

É possível dizer, que a consciência coletiva na sociedade mecânica é de certa forma mais forte, ela abrange a maioria dos pensamentos individuais e também os sentimentos coletivos, o que acaba gerando detalhes específicos nas realizações de tarefas e um maior rigor nas punições para quem descumpre as condições sociais impostas. E para a

Relacionados