COUTINHO, Ismael de Lima. Pontos de gramática histórica. – Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2005. 360 p. pp. 15 a 45
Páginas
Citação
Comentários
15
.GLOTOLOGIA é a ciência que estuda a origeme o desenvolvimento da linguagem.
O autor apresentou a Glotologia como ciência, essa estuda a origem da linguagem e como se deu seu desenvolvimento por meio dos falantes.

15
A Glotologia estudauma ou mais línguas, sem outra finalidade que não seja o seu conhecimento. Para ela, tanto monta aplicar-se a um idioma bárbaro, sem monumentos literários, como a outro que tenha rica literatura.Essa ciência não está preocupada em estudar a estética, a linguagem erudita da língua, mas sim em estudar sua origem, seu desenvolvimento, por mais que a língua em questão não tenha uma rica literatura.16
Filologia é a ciência que estuda a literatura de um povo ou de uma época e a língua que lhe serviu de instrumento.
A filologia estuda especificamente a literatura de um povo e a língua que foraescrita.

18
Qualquer estudo feito no sentido de reconstituir textos antigos de uma língua, corrigi-los quando errados, restituí-los à sua genuinidade quando interpolados, constitui trabalho deFilologia.
A filologia incube a estudar desde a glotologia, pois ela estuda desde a origem das palavras, essa ciência estuda os dados etnográficos de uma língua dentro de sua literatura, ela surgirapara suprir a necessidade de interpretar as literaturas dos povos antigos.
29
A principio, o que existia era simplesmente o latim. Depois, o idioma dos romanos se estiliza, transformando-se numinstrumento literário. Passa então a apresentar dois aspectos que, com o correr do tempo , se tornam cada vez mais distintos: o clássico e vulgar.
.Nesse momento o autor nos apresenta outra línguaderivada do latim clássico, o latim vulgar, essa nova estrutura linguistica era falado pelos povos que os romanos colonizavam, pois os romanos obrigavam-os a falar o latim como idioma principal e estes... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 09). Fichamento das ciências que estudam a história da língua portuguesa. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-Das-Ci%C3%AAncias-Que-Estudam-a/32497036.html

MLA

"Fichamento das ciências que estudam a história da língua portuguesa" TrabalhosFeitos.com. 09 2013. 2013. 09 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-Das-Ci%C3%AAncias-Que-Estudam-a/32497036.html>.

MLA 7

"Fichamento das ciências que estudam a história da língua portuguesa." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2013. Web. 09 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-Das-Ci%C3%AAncias-Que-Estudam-a/32497036.html>.

CHICAGO

"Fichamento das ciências que estudam a história da língua portuguesa." TrabalhosFeitos.com. 09, 2013. Acessado 09, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-Das-Ci%C3%AAncias-Que-Estudam-a/32497036.html.