FICHAMENTO DAGNINO, Evelina. Artigo - Construção Democrática, neoliberalismo e participação: os dilemas da confluência perversa.

1033 palavras 5 páginas
UEMG – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
1º período de Gestão 3º Setor
Disciplina: 3º Setor no Brasil
Professor(a): Cláudia Occeli
Aluno(a): Bárbara Silva Trindade Pinheiro

FICHAMENTO
DAGNINO, Evelina. Artigo - Construção Democrática, neoliberalismo e participação: os dilemas da confluência perversa.

Análise do processo de construção democrática, seus limites, fragilidades e disputa política no interior do processo.
O texto se propõe a discutir os dois discursos que permeiam essa disputa, de um lado o neliberal e do outro o projeto democratizante e participativo. Resultante dessa crise discursiva existe uma confluência perversa que pode ser observada tanto no Brasil como em alguns países da América Latina.
O processo de alargamento da democracia começa com a formalização da Constituição de 88, emergindo da luta contra a ditadura militar e com ampla participação da sociedade civil.
Com a abertura da democracia e as eleições diretas abre-se a possibilidade de projetos formados no interior da sociedade ser levados para o poder do Estado nos âmbitos municipais, estaduais e federal, com a eleição de Luis Inácio Lula da Silva e partidos de esquerda principalmente o Partido dos Trabalhadores (PT). Em contraponto (e anteriormente) a eleição de Collor com fortes marcas de uma administração neoliberal forma junto com aquela a influencia na última década do que seria confluência perversa entre esse dois projetos distintos.
Os discursos de cada um dos projetos políticos busca significar referenciam aparentemente comuns: como participação, sociedade civil, cidadania e democracia. Como essas referências possuem significados muito distintos, é nas nuances dessas diferenças que se avançam as concepções neoliberais.
Mesmo com o marco da Constituição de 88 o Estado reduz sua atuação e transfere à sociedade civil responsabilidades sociais. Esses movimentos, ONG’s, Conselhos Gestores (dentre outros) ao se aproximarem do Estado até mesmo como forma de atender

Relacionados

  • Confluencia Perversa
    650 palavras | 3 páginas