Fichamento da obra: América pré-colombina

1747 palavras 7 páginas
CENRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
Licenciatura em História
Disciplina: Arqueologia e Pré-História

Funari, Pedro Paulo: Arqueologia.
São Paulo: Contexto;2003.
P: 13
“Segundo o ponto de vista tradicional, o objetivo do estudo da arqueologia seria apenas “coisas”, particularmente os objetos criados pelo trabalho humano.”
P: 13
“...a arqueologia tem, nos últimos anos, alargado seu campo de ação para o estudo da cultura material de qualquer época, passada ou presente.
P: 14
“... os fenômenos naturais, enquanto conjunto de recursos apropriáveis, são utilizados de modos diversos conforme o sistema social que deles se aproveita.”
P: 15
“... s arqueologia estuda, diretamente, a totalidade de material apropriada pelas sociedades humanas, como parte de uma cultura total, material e imaterial, sem limitações de caráter cronológico.”
P: 18
“ A especificidade de cada ciência humana consiste, essencialmente, no seu objetivo primário de investigação e nos meios particulares de tratamento desse objeto. Assim, a especificidade da arqueologia consiste em tratar, particularmente
, da cultura material, das coisas, de tudo que, em termos materiais, se refere à vida humana, no passado e no presente.”

P: 24
“Na Europa, a arqueologia surgiu derivada da filologia e da história, preocupada em estudar os vestígios materiais da civilização ocidental. A primeira a surgir e, em certo sentido, a mais prestigiosa, foi a arqueologia clássica, já no início do séc
XIX, voltada para o estudo das civilizações grega e romana da Antiguidade.”
P: 24
“A origem das espécies, de Charlie Darwin, em 1859, livro que marcou época por explicar a origem do homem sem recorrer à religião, o passado da humanidade ainda estava ligado às interpretações bíblicas que atribuíram ao homem apenas alguns milhares de anos. As teorias evolucionistas deram novo alento ao estudo do passado mais remoto, baseadas na noção de evolução das espécies e, portanto, do homem, com busca sistemática dos

Relacionados

  • Brincantes do silêncio:
    133899 palavras | 536 páginas
  • Currículo Referencial Linguagens e suas tecnologias
    100214 palavras | 401 páginas