Fichamento custeio abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTOS:

• Custeio ABC aplicado à logística de distribuição – Capítulo 08
NOVAES, Antonio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Editora Campus, Rio de Janeiro, 2001
• Tecnologia RFID aplicada à logística – Dissertação de Mestrado – PUC RJ 2005
NOGUEIRA FILHO, Cícero C. da Costa
• Logística reversa – Capítulos 1,2 e 3
LEITE, Paulo R.Logística reversa. Prentice Hall: São Paulo, 2003
























































NATAL
09 de dezembro de 2012

CUSTEIO ABC APLICADA À LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO


“O método de custeio ABC, no entanto, pode ser utilizado como uma ferramenta de gestão de custos, porque permite o aperfeiçoamento dos processos, na medida em que capta, em detalhe, as relações de causa eefeito e sua importância na geração de valor para a cadeia de suprimento”. (p.245)

“Na literatura especializada, o uso do método de custeio baseado em atividades, aplicado à gestão integrada de custos, é denominada ABCM(Activity-Based Cost Management), ou Gestão de Custos Baseada em Atividades”. (p.245)

Custeio ABC Aplicado a um Centro de Distribuição

“Um CD pode apresentar as mais diversasformas de arranjos de suas instalações, com funções bastante variadas”. (p.246)

Alocação dos Recursos às Atividades

“A análise ABC começa na Contabilidade. O analista vai rever as contas, buscando aqueles que se relacionam com o objetivo do estudo, e agrupando-as em categorias”. (p.246)

“A segunda etapa do processo é buscar relações de causa e efeito entre a utilização do recursos e as atividades”.(p.247)

“Mão-de-obra direta: a forma mais simples e aceitável de relacionar a utilização de pessoal com as respectivas atividades é o número de pessoas envolvidas”. (p.247)

“A maneira encontrada para medir a utilização da mão-de-obra de forma única, foi calcular uma equivalência com o empregado de tempo integral”. (p.248)

“Pessoal de supervisão: para este recurso é mais difícil relacionar onúmero de pessoas com as atividades, porque o número de supervisores é pequeno e a distribuição do tempo por atividade é mais diluída”. (p.248)

“Equipamentos: foi observado que os equipamentos do armazém são utilizados, quase que em 100% dos casos, em atividades específicas”. (p.249)

“Instalação fixas(prédio): os gastos incluem depreciação do edifício, manutenção, iluminação e energia, seguro,vigilância e limpeza”. (p.249)

Alocação das Atividades aos Produtos

“Um dos objetivos da análise ABC é a avaliação mais precisa do nível de lucratividade na comercialização de produtos ou na prestação de serviços. Para isso, precisamos alocar corretamente os custos aos diferentes objetos do processo, sejam eles produtos, serviços ou clientes”. (p.250)
“Atividade “recebimento”: analisando in loco orecebimento de produtos na doca, foram observadas variações expressivas no tamanho do lote, nas características do veículo e na forma de acomodamento da carga”. (p.251)

“Atividade “inspeção e controle”: depois de um estudo sobre os procedimentos do setor, concluiu-se ser muito difícil encontrar uma variável física ou operacional que servisse de direcionador para essa atividade. Devemos lembrarque, no custeio ABC, procuram o direcionador de atividade que tenha, sempre que possível, três características importantes: (1) que seja intimamente relacionado com o objeto ao qual vamos alocar o custo; (2) que seja altamente correlacionado estatisticamente com os custos da atividade; (3) que seja fácil de coletar, ou que não exija gastos elevados para ser obtido”. (p.252)

“Atividade “expedição”:para esta atividade, foi relativamente fácil encontrar um direcionador. A expedição dos produtos para as lojas não é feita usualmente em pallets, visto que a demanda é distribuída no tempo e o número de pontos-de-venda é relativamente elevado. As remessas são feitas em caixas, nas embalagens provenientes dos fornecedores”. (p.253)

Método ABC e Sistema de Custeio Tradicional

“É apresentado o...
tracking img