Fichamento critico sobre andragogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
CENTRO PEDAGÓGICO PAULO FREIRE
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROFª: NEUZALINA SANTOS
ALUNA: GUACIARA DE SÁ MEDEIROS

ANDRAGOGIA
1. Evolução histórica
“A nossa herança cristã, por exemplo, com cerca de dois mil anos, apresenta no Livro Sagrado, fartos exemplos de relacionamento educacional adultoatravés dos patriarcas, sacerdotes e o próprio Jesus Cristo que foi, por excelência, o maior educador de adultos de todos os tempos.” (p. 1)
Na história evolutiva, desde muitos anos atrás já se fala na educação de adultos como diz no fragmento acima que Jesus foi o maior deles e que através de parábolas induzia seus aprendizes a tirarem suas próprias conclusões a cerca da história. Mais tarde outroseducadores vieram como Sócrates, Aristóteles, Platão etc. Estes buscavam técnicas que desafiavam o aprendiz para a indagação e não somente a recepção de conteúdos já pré- estabelecidos.

“No começo do século VII, foi iniciada na Europa escolas para o ensino de crianças, cujo objetivo era preparar jovens rapazes para o serviço religioso - eram as conhecidas Catedrais ou Escolas Monásticas.”(p. 2)
Nestas escolas a educação era baseada na fé, na crença e nos rituais religiosos e embasavam-se em um amontoado de pressupostos sobre aprendizagem criando uma pedagogia que literalmente significa “ a arte e ciência de educar crianças”. Esse modelo de pedagogia foi empregado ainda por anos e anos por não haver estudos aprofundados para sua inadequação para outros tipos de faixa etária.

“Naeducação convencional é exigido do estudante ajustar-se ao currículo estabelecido; na educação de adulto o currículo é construído em função da necessidade do estudante”. (p. 2)
Eduard C. Lindeman (USA) foi um dos principais contribuidores na educação de Jovens e Adultos e ajudou as pesquisas educacionais com o seu livro "The Meaning of Adult Education" onde aborda que os adultos já se veemenvolvidos em determinadas situações e que sua educação devera ser ajustada de acordo com suas necessidades. O professor e o conteúdo ocuparam papel secundário nesse processo.

“Nenhum outro, senão o humilde pode vir a ser um bom professor de adultos.” (p. 3).
Na sala de aula, a experiência dos alunos possui o mesmo valor que o conhecimento do professor. Os conteúdos são escolhidos pelo professor deacordo com as necessidades apresentadas em sala de aula, e, diferente das práticas tradicionais o autoritarismo q vem do professor agora e desfrutado por todo o grupo. Lideman identificou cinco pressupostos básicos na educação de jovens e adultos que consistem em: adultos sentem-se satisfeitos em aprender quando reconhecem que seus objetivos de aprendizagem estão sendo satisfeitos; sua educaçãoesta voltada para a vida, por isso a EJA não se detém a conteúdos e sim nas situações vivenciadas por eles; o centro desse tipo de educação e a experiência por isso a metodologia deve se basear em sua analise; o professor deve engajar-se em constante processo de investigação com os alunos e não somente se ater em transmitir o conhecimento e depois avalia-lo e por fim a diferença cresce com a idadepor isso deve-se considerar lugar, tempo ritmo de aprendizagem.

2. No princípio era pedagogia
“Segundo a análise de Knowles, o modelo pedagógico preconiza total responsabilidade do professor para as decisões sobre o que será ensinado, como será ensinado e se foi aprendido” (p.6)
A pedagogia tradicional deixava nas mãos do professor todo o poder sobre o conhecimento de seus aprendizes. Eleera detentor de todo esse conhecimento e passava ao aluno aquilo que lhe convinha ser mais interessante, impossibilitando esse aprendiz de produzir seus próprios conceitos e ideias sobre determinados assuntos. A experiência do aluno tinha pouco valor na construção de sua aprendizagem, o que valia era a experiência do professor somada ao conhecimento dos livros didáticos e suas motivações se...
tracking img