Fichamento comentado: A NOVA TEORIA DE NIKLAS LUHMAN: UMA LEITURA INTRODUTÓRIA

525 palavras 3 páginas
Fichamento comentado: A NOVA TEORIA DE NIKLAS LUHMAN: UMA LEITURA INTRODUTÓRIA
• Luhmann -> teoria sistêmica, ela é feita a partir de duas constatações -> a) de um déficit da teoria sociológica atual e b) profunda complexificação da sociedade contemporânea.
• críticas feitas às outras teorias comunicacionais:
Preconceito humanista: “Pressupõe que a sociedade é constituída de pessoas ou de relações entre pessoas. A teoria da sociedade teria que lidar com pessoas, seja com a espécie humana, seja com o conjunto da humanidade existente e suas relações sociais. Segundo Luhmann, isso implica que as pessoas concretas são “partes” dos sistemas sociais – com pele e cabelos, com cromossomos e neurônios, com a consciência e a subconsciência multiplicados por cinco bilhões”
Preconceito que pressupõe a existência de uma multiplicidade territorial de sociedades – as fronteiras das sociedades seriam fronteiras territoriais e/ou políticas. ”Segundo o autor, todos os esforços para obter acuidade nas delimitações fracassaram, independente de se orientarem pela organização estatal, pela linguagem, pela cultura ou pela tradição. A sociologia, para Luhmann, não pode resolver-se pela geografia, por isso o reconhecimento das diferenças entre os territórios precisa ser explicado como diferenças “na sociedade” e “não entre as sociedades”. “
Preconceito da objetividade social: “ o preconceito da objetividade social decorre da diferenciação entre o sujeito e o objeto, concebida pela teoria do conhecimento vigente até este século. A crítica aqui dirige-se contra toda a teoria do conhecimento que concebe a separação entre sujeito e objeto. “
• Teoria dos sistemas
Reconhecimento da diferença entre sistema e ambiente.
“o conceito de adaptação designava uma simples relação sistema/entorno. Depois o sistema teria que adaptar-se ao seu entorno para poder sobreviver. Posteriormente inverteu-se o pensamento para admitir que também o entorno podia adaptar-se ao sistema e deveria servir

Relacionados