FICHAMENTO COMENTADO DO LIVRO GEOGRAFIA: PEQUENA HISTORIA CRITICA

1446 palavras 6 páginas
Cap.1 – O objeto da Geografia
“Alguns autores definem a Geografia como o estudo da superfície terrestre. Esta concepção é a mais usual, e ao mesmo tempo a de maior vaguidade. [...] Esta definição apóia-se no próprio significado etimológico do termo Geografia -, descrição da Terra.” (p.13)
“Outros autores vão definir a Geografia como o estudo da paisagem. Para estes, a análise geográfica estaria restrita aos aspectos visíveis do real.” (p. 14)
“Uma outra proposta encontrada, na verdade uma variação sutil da anterior, é a daqueles autores que propõem a Geografia como estudo da individualidade dos lugares. Para estes, o estudo geográfico deveria abarcar todos os fenômenos que estão presentes numa dada área, tendo por meta compreender o caráter singular de cada porção do planeta.” (p.15)
“A definição da Geografia como estudo da diferenciação de áreas é uma outra proposta existente. [...] Busca individualizar as áreas, tendo em vista compará-las como outras; daí a tônica nos dados que diferenciam cada uma.”(p.16)
“[...] alguns autores definem a Geografia como o estudo das relações entre o homem e o meio [...] Seria, por excelência, uma disciplina de contato entre as ciências naturais e as humanas, ou sociais.”(p.18)
No primeiro capitulo o autor vêm mostrando as diversas definições que foram dadas a Geografia, mas sem se aprofundar em nenhuma delas. As definições apresentadas são referentes apenas Geografia Tradicional, o que mostra que a dificuldade de classificação do objeto da Geografia.
Cap.2 – O Positivismo como fundamento da Geografia Tradicional
“Apesar do elevado número de definições de objeto, existentes na reflexão geográfica, é possível apreender-se uma continuidade neste pensamento. Esta advém, principalmente, do fundamento comum de todas as correntes da Geografia Tradicional sobre bases do positivismo”(p.21)
“A descrição, a enumeração e classificação dos fatos referentes ao espaço são momentos de apreensão, mas a Geografia Tradicional se limitou a

Relacionados

  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas