Fichamento cidadania no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cidadania no Brasil- O Longo Caminho
José Murilo de Carvalho

Com o fim da ditadura no Brasil, acreditava-se que todos os problemas sociais e econômicos terminariam. Entretanto, não foi o queaconteceu.
Houve, evidentemente, uma melhora considerável, principalmente no tocante à liberdade individual (manifestação do pensamento, ação e participação política e sindical) e à liberdadepolítica (voto).
Mas os demais problemas (violência urbana, desemprego, analfabetismo, etc.) perduraram, trazendo não só a insatisfação com a situação social, mas, sobretudo, com os agentes do sistemademocrático (partidos, os políticos, eleições), relegados a descrença popular.
Ou seja: a cidadania conquistada com a democratização brasileira foi e ainda e uma cidadania atrofiada, cuja plenitudeainda está longe de ser alcançada.
“A cidadania inclui várias dimensões e algumas podem estar presentes sem as outras” (p.9), ou melhor, pode haver o gozo de direitos civis sem o gozo de direitopolíticos, por exemplo (provavelmente, tal situação ocorre numa ditadura, que não cabe, portanto, à situação brasileira).
Ao se dividir a cidadania em direitos civis, políticose sociais, evidenciou-se a gama de necessidades que tem os indivíduos de uma sociedade e que, quase sempre, nunca são totalmente respeitados.
No caso do Brasil, os direitos sociais precederam osoutros, diferentemente do caso da Inglaterra, analisando por T.A Marshall (estes acompanharam a sequência histórico-cronológicas dos acontecimentos sociais, políticos e econômicos de sua época), emdecorrência do processo de difusão dos direitos se darem principalmente por ação estatal.
Se a identificação das pessoas com a nação a que pertencem é fundamental para a consolidação da cidadania,explica-se aí a demora da “chegada da cidadania” brasileira, e os meios usados para sua implantação.
E mais: se a redução do poder do Estado através da internacionalização do sistema capitalista...
tracking img