Fichamento CARLSON, Marvin – Teorias do Teatro

1744 palavras 7 páginas
Fichamento CARLSON, Marvin – Teorias do Teatro – Estudo histórico – crítico dos gregos à Atualidade. Tradução: Gilson Souza. SP. UNESP. 1997.

Aristóteles e os Gregos

“O primado da Poética de Aristóteles na teoria do teatro, bem como na teoria literária, é incontestável. A Poética não é apenas a primeira obra significativa na tradição como os seus conceitos principais e linhas de argumentação influenciaram persistentemente o desenvolvimento da teoria ao longo dos séculos.” (CARSON, 1997, p.13).

Segundo Carson, a teoria ou analise sobre textos teatrais começa com Aristóteles, e suas obras influenciam toda a história teatral até a modernidade. Carson também cita Aristófanes, em “As Rãs”, como obra de referência para tratar dois autores anteriores, Ésquilo e Eurípedes – evidentemente, que Aristófanes usa da comédia (da sátira) para relembrar e criticar as obras dos autores precedentes, e defender Ésquilo como melhor poeta e dramaturgo da época, entretanto há de se convir que cada um desses autores – Esquilo e Eurípedes – vive em épocas diferenciadas, e cada um encara, a seu modo, a forma de expor a poesia em suas obras.

“Os artistas autênticos, diz Platão, estariam interessados em realidades, não em imitações, de sorte que repudiariam por inteiro, a criação mimética.” (CARSON, 1997, p.14)

Para Platão, segundo Carson, os artistas ou poetas da época contavam mentiras corruptoras com suas obras, as obras de arte são meras cópias da realidade, com outra estética, e empurram a visão dos leitores ou ouvintes para fora da realidade, corrompendo a sociedade. Sendo assim, tais artistas deveriam de ser banidos da sociedade. Se Platão era contra, Aristófanes era a favor da “mimesis”, ou seja, olhar a realidade, e transformá-la, interpretá-la pela arte, a seu modo.
Enquanto Platão abominava o artista que tentava “persuadir” a realidade, Aristóteles, em sua “Obra Poética” criou uma espécie de manual de como se construir obras poéticas e dramaturgas para a

Relacionados

  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas