Fichamento capítulo 6 – Caso seguradora: insucesso na implementação de um sistema ERP

777 palavras 4 páginas
1. Indicação Bibliográfica

SOUZA, C. A.; SACCOL, A. Z;. (2006)
Sistemas ERP No Brasil: Teoria e casos. São Paulo: Atlas, ISBN 85-224-3493,
368p. 1ª ed., 2. reimp.

2. Resumo

Existe uma série de fatores que podem levar a implementação de um sistema ERP ao fracasso, fazendo com que a empresa chegue a retira-lo. Este capitulo apresenta um estudo de caso no qual são investigados os motivos deste fracasso, desde a decisão pelo investimento até a desistência do sistema; neste processo foram observados problemas de ordem técnica, operacional, entre outras.

Para realização do estudo de caso deste capitulo, foram utilizados apenas métodos qualitativos, como entrevista semi-estruturada e a observação participante; sendo este método o de maior valia para o estudo, uma vez que é bom tanto para a coleta de informações como para observação de estudos e diagnósticos.

Para realização desta pesquisa existe um referencial teórico de conhecimento necessário: o ciclo de vida de sistemas, este é o mais antigo método de construção de sistemas. Hoje em dia utilizado para projetos complexos, ele possui 6 estágios: definição do projeto, estudo do sistema, projeto, programação, instalação e pos-implementaçao. E Walton (1998, p. 14) cita três fases: na primeira ocorre o desenvolvimento de sistemas de informação, na segunda ocorre o desenho do sistema e na terceira o sistema é introduzido, operado e difundido. Essas três ultimas etapas serão utilizadas como a base para a analise do caso.

A empresa estudada é uma importante representante do segmento de seguradoras e o sistema estudado possui módulos que podem ser enquadrados nestas quarto categorias: modulo financeiro, recursos humanos, distribuição e produção, sendo que este ultimo não foi adquirido, pois não se encaixava no ramo de atividades da empresa.

Na fase de implementação foram identificados problemas de planejamento, preparação e produção. Esta fase foi a que mais sofreu impactos das mudanças de cenário

Relacionados