Fichamento capital fetiche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO DE CITAÇÕES – LIVRO SERVIÇO SOCIAL EM TEMPO DE CAPITAL FETICHE: CAPITAL FINANCEIRO, TRABALHO E QUESTÃO SOCIAL – MARILDA VILLELA IAMAMOTTO
3.3. A TESE DA IDENTIDADE ILIENADA
“Martinelli(1989) traz pioneiramente ao debate o tema “identidade e alienação no Serviço Social”, com o propósito último de descobrir os nexos de articulação entre o capitalismo e a profissão, ou seja,“compreender o real significado da profissão na sociedade do capital e sua participação no processo de reprodução das relações sociais” (Martinelli, 1989: 5).” (p.283)
“[...] o texto apresenta a trajetória daracionalização da assistência social e das origens e desenvolvimento do Serviço Social no seu âmbito – na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil – sob o signo da “ilusão de servir”, parte dasiniciativas da burguesia, da Igreja, do Estado para o controle social da classe operária e enfretamento da acumulação da pobreza. o propósito desse recorrido é identificar os óbices e as possibilidades para odesenvolvimento da identidade profissional e da consciência social dos assistentes sociais”. (p.283)
“Para Hegel, a dialética, mais que um simples método de pensar, é “a forma em que se manifesta aprópria realidade: é a própria realidade que alcança sua verdade em seu completo autodesenvolvimento”. (Ferrater Mora, 1986:1454). Na perspectiva hegeliana, “o conhecimento não é a mera representação porum sujeito de algo externo; a representação por um sujeito de um objeto é, por sua vez, parte do próprio objeto. A consciência não é consciência só do objeto” (Idem: 1454), mas consciência também desi, o que supõe a dialética entre sujeito e objeto”. (p.284)
“[...] para entender a proposta analítica da autora. Seu pressuposto é que existiria uma “identidade da profissão em si mesma”,considerada como elemento definidor de sua participação da divisão social do trabalho e na totalidade do processo social. A tese supõe uma “identidade em si”, estabelecida idealmente como “identidade...
tracking img